E-mail marketing: como criar uma estratégia eficiente?

O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para atingir o seu público com uma comunicação que gera resultados de qualidade. A sua campanha de geração de leads não tem como funcionar sem esse recurso.
Você sabia que sua marca tem 40 vezes mais chances de receber um clique a partir de um e-mail do que de um post nas redes sociais? Trata-se de um meio com grande potencial que precisa ser aproveitado se você deseja melhorar a qualidade dos seus resultados.
Esse canal de marketing pode gerar retornos bem atraentes, mas uma decisão errada pode ter o efeito contrário. O vínculo com o público criado por esse canal é de confiança e ele jamais pode ser quebrado.
Siga as dicas a seguir para criar uma estratégia de e-mail marketing eficiente:

e-mail marketing

Capte contatos

De nada adianta contar com uma implementação competente de e-mail marketing se você não dá ao seu público a oportunidade de expressar interesse em recebê-lo. Certifique-se de que o seu site tenha formulários de cadastro suficientes e existam chamadas para seu e-mail marketing em outros meios utilizados pela sua marca.
Use um bom fluxo de nutrição
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para transformar seus leitores em leads. Isso só é possível por meio de uma estratégia sólida que consiga direcionar essas pessoas para os fluxos certos e impactá-las com o melhor conteúdo.
Nutrir leads é essencial para elas permanecerem em contato com a empresa e eventualmente se tornarem cliente

 

Implemente a voz adequada

O discurso adotado no seu e-mail marketing deve condizer com a postura da marca. Essa brand voice precisa ser correta para o perfil do seu público e aos objetivos da empresa. Como o e-mail marketing é parte integrante da sua estratégia, ele deve incorporar esse elemento com eficiência para que a comunicação consiga atingir suas metas.

Adapte e-mail marketing ao mobile

Celulares e tablets já são responsáveis por mais da metade das aberturas de e-mails em todo o mundo. Para quem recebe e-mail marketing no celular, o conteúdo tem que ser plenamente adaptado a esses aparelhos para ser totalmente visível e funcionar corretamente. Adapte o seu layout e confira a compatibilidade dos links.

Faça segmentação de envios

O maior potencial de sucesso do e-mail marketing está na possibilidade de segmentar a sua base. Isso significa separar a sua lista baseando-se em critérios que façam sentido para sua empresa (última compra realizada, tipo de produto preferido, entre outros) e produzir um conteúdo especializado a esses interesses. Isso maximiza as chances de interesse do público, já que é um material altamente direcionado.
Tudo pronto para reformular a sua estratégia de e-mail marketing para passar a contar com resultados cada vez melhores? Esse meio precisa ser constante no seu planejamento, recebendo atualizações com o tempo a partir de tendências e mudanças. Se continuar refletindo as expectativas da audiência e o perfil da marca, vai permanecer eficiente.
De que forma você pretende otimizar a sua estratégia de e-mail marketing? Conte para a gente nos comentários.