Desde os primórdios o ser humano vem desenvolvendo uma capacidade essencial para a sua sobrevivência: a comunicação. Antigamente, os homens das cavernas transmitiam as suas mensagens por meio de desenhos rupestres. Hoje em dia, apesar de termos evoluído, o hábito de contar histórias não ficou para trás. O storytelling é um exemplo disso e sua intenção é a mesma: transmitir mensagens de forma interessante e cativar o público. Quer saber mais sobre o que é storytelling e a importância dele para a sua estratégia? Continue a leitura e descubra!
O que é storytelling?
O storytelling é uma técnica para contar histórias envolventes, que possuam significado para o público, utilizando palavras e recursos audiovisuais. A ideia é cativar do início ao fim, entregando a mensagem de forma que seja compreendida e lembrada. É um recurso muito utilizado pela publicidade e pode ajudar você na comunicação da sua empresa.
O storytelling tem um poder particular de influenciar a decisão de compra das pessoas. Isso acontece porque a técnica trabalha com a emoção dos ouvintes e desperta gatilhos mentais. Mas, para atingir esse nível de comunicação alguns pontos são requisitos. Veremos a seguir!
Por que o storytelling é importante para a sua empresa?
O storytelling cria conexões com os seus clientes
Para isso, é essencial conhecer muito bem o seu público-alvo, suas peculiaridades, desejos e problemas. A criação de personas pode ajudar você a definir melhor quem é o seu público-alvo, direcionando a condução do seu storytelling.
Faz a sua marca ser lembrada
Ser lembrado pelos consumidores talvez seja um objetivo tão importante quanto vender, afinal, ser lembrado significa melhorar os resultados em vendas. A forma como a narrativa do seu storytelling for conduzida será responsável pela criação dessa imagem e lembrança na cabeça do consumidor.
É uma forma de entregar conteúdo de valor aos consumidores
É humanamente impossível consumir a quantidade de informações que são produzidas diariamente no mundo, assim, é natural que haja uma seleção. As pessoas escolhem o que mais as interessa, por isso, entregar um conteúdo relevante e de qualidade para elas é essencial.
Como você pode usar o storytelling na sua estratégia de marketing?
Comece contando a história da sua marca. Reúna elementos da sua história que possam ser transmitidos de uma forma emocionante, com gatilhos de sentimentos que aproximem o consumidor. Crie uma narrativa em cima dessa história. Você pode utilizar personagens que representam a história ou a essência da sua empresa e mostrar ao público o motivo pelo qual você faz o que faz.
Você ainda pode construir essa narrativa utilizando mais de um meio de comunicação, disseminando o seu storytelling entre as redes sociais da sua empresa.
Agora que você já sabe o que é storytelling, o que acha de colocar as ideias em prática? Lembre-se de construir uma narrativa que utilize tanto palavras como elementos audiovisuais. Tenha como objetivo criar conexões com o público, fazer a sua marca ser lembrada e entregar conteúdo que possua valor para público.
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