Você sabe mesmo para que serve a Automação de Marketing?

Para falar de automação de marketing, temos que obrigatoriamente trazer o tema tecnologia. E para resumir o significado da palavra tecnologia, podemos dizer que ela é um conjunto de técnicas e métodos que buscam o conhecimento para resolver problemas.

Ou seja, ela serve para facilitar as tarefas do dia a dia, trazendo um ganho em velocidade e eficiência. Automatizar os processos de marketing é exatamente isso: uma forma de ganhar tempo e qualidade na comunicação da sua empresa.

Neste post, vamos abordar esse assunto tão comentado. Mostraremos o que é a automação de marketing, suas vantagens e como começar a usá-la.

Automação de Marketing

O que é a Automação de Marketing?

A automação de marketing pode ser definida como o uso de ferramentas específicas para programar ações de comunicação. Nela, uma sucessão de eventos que acontecem automaticamente é criada, adequando-se ao comportamento e posição dos leads dentro do funil de vendas. O nível de complexidade desse processo depende de muitos fatores como o tipo de empresa e o objetivo a ser alcançado.

Minha empresa deve fazer uso dessa ferramenta?

Qualquer tipo de negócio pode obter bons resultados ao automatizar seus processos de marketing digital. Um exemplo bem simples é o envio programado de e-mail no dia do aniversário de clientes e parceiros.

Esse tipo ação reforça a marca e trabalha o relacionamento com os leads. Agora, imagina ter que conferir e enviar, diária e manualmente, e-mails para todas as pessoas da sua lista? Esse é um exemplo de algo simples, mas que pode ser bem dispendioso sem uma ferramenta de automação.

Quais as vantagens da automação?

A principal vantagem da automação de marketing é o ganho de tempo e assertividade nas estratégias de comunicação e vendas. Ao nutrir seus leads e direcioná-los de acordo com a posição em que se encontram dentro de funil, você consegue trabalhar a mensagem certa no momento certo.

Imagine a seguinte situação: você envia um e-mail marketing com um link para uma oferta. Muitas pessoas clicam nesse link, porém não chegam a efetuar a compra. Usando a automação, você poderia programar uma mensagem de encorajamento para todas as pessoas que clicaram na oferta e não compraram. Enquanto os que não clicaram poderiam receber um e-mail reforçando a promoção.

Por onde devo começar?

Como em qualquer estratégia de marketing, deve-se sempre iniciar pelo objetivo. O que desejo obter com essa ação? A partir daí, é possível desenhar a estratégia e implementar a solução, sempre realizando testes e melhorias.

Uma boa forma de começar a colocar em prática os princípios da automação de marketing é criando uma lista onde as ações serão descritas passo a passo. Por exemplo: todos novos leads da lista vão receber uma mensagem de boas vindas logo após a subscrição ser confirmada; e depois de três dias será enviada outra mensagem com uma oferta especial.

Em um segundo momento, será necessário descobrir qual o melhor software para atender as necessidades do seu negócio. Existem muitas opções no mercado, várias delas com ótimo custo-benefício.

Após ler este artigo sobre Automação de Marketing, que tal aprender ainda mais sobre o mundo do Marketing Digital? Baixe nosso exclusivo e-book Guia Sobre Inbond Marketing e avance o seu conhecimento.

Voltar