Os consumidores estão cada vez menos leais às marcas. Existem muitas ofertas no mercado, o que aumenta a concorrência e os tornam mais exigentes. Diante disso, uma estratégia muito importante é conseguir a fidelização do cliente por meio do pós-venda.
É bastante comum os empreendedores focarem sua atenção apenas nos processos de venda e ignorarem o pós-venda. Proporcionar um bom atendimento nessa área é essencial para garantir a fidelização dos consumidores ao seu negócio. Pensando nisso, preparamos estas dicas sobre a importância do pós-venda na fidelização do cliente. Continue lendo!
pós-venda

Conhecer a importância do pós-venda

Primeiramente, é preciso entender que o processo de venda não termina quando o produto é entregue e o pagamento recebido. A partir daí, começa uma nova etapa tão importante quanto toda a negociação: o pós-venda. É nesse momento que o cliente percebe se a sua empresa está comprometida com ele — ou não.
Ao valorizar essa etapa, o empreendimento reforça a relação com o cliente, o que influencia em novas compras, com produtos que complementem o que foi vendido anteriormente, por exemplo.
Além disso, um consumidor satisfeito, provavelmente, vai auxiliar na construção do nome da empresa, indicando outras pessoas e dando mais oportunidades para que você amplie o seu público.

Manter um canal de comunicação aberto

A fim de manter uma boa relação com os consumidores de seus produtos, é interessante que você utilize alguns métodos eficientes como: envio de e-mail, telefonemas, formulários online, etc. Tudo isso possibilita a melhora do trabalho de pós-venda. É possível trabalhar de duas maneiras: pós-venda ativo: aqui você é responsável por entrar em contato com cada cliente para saber sua opinião sobre o produto comprado;pós-venda receptivo: o cliente entra em contato com a empresa por meio de um serviço de atendimento, conhecido como SAC.
O empresário precisa ficar sempre atento à sua atuação no pós-venda receptivo, pois o cliente provavelmente teve alguma insatisfação ou problema com o seu produto.
Caso o contato entre a empresa e cliente seja feito por meio de alguma rede social, a importância do pós-venda é ainda maior. As reclamações podem tomar grandes proporções nessas mídias em pouco tempo — comprometendo a imagem do seu empreendimento.

Implementar estratégias de fidelização do cliente

O pós-venda ideal integra todo o marketing estratégico do negócio. Confira algumas dicas de como melhorar esse processo:
promoções exclusivas: faça ofertas exclusivas para o cliente com base no seu histórico de compras. Caso ele tenha adquirido recentemente um e-book, por exemplo, faça uma oferta de outros do mesmo autor ou assunto. Isso amplia a possibilidade de vendas e faz com que o cliente se sinta único;
capacitação e treinamento: invista na capacitação e treinamento de seus funcionários. São eles que lidam diretamente com os clientes, portanto, precisam estar afinados com a estratégia de marketing de sua empresa. É preciso capacitá-los para que saibam tomar decisões sozinhos e busquem possíveis soluções para os problemas dos consumidores. Com um atendimento competente, o pós-venda traz satisfação e pode superar expectativas, que é a base da fidelização dos consumidores.
Importante verificar que mesmo elogios trazem indicadores de melhorias para o seu negócio. A importância do pós-venda vai além da solução de problemas. Por meio dele, num feedback, por exemplo, novas ideias podem nascer e ampliar as oportunidades da empresa.
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