Uma empresa que se utiliza de redes sociais em sua estratégia de marketing claramente reduz seus custos e tem a chance de aumentar as receitas. O marketing em redes sociais tem tudo a ver com o engajamento entre o negócio e seus seguidores. Para saber como gerar leads pelas redes sociais, é necessário saber como engajar o seu público e empregar uma ou outra ferramenta adicional no processo.
No post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber para atrair público pelas redes sociais e transformá-lo nos leads de que o seu negócio precisa. Acompanhe!
Crie uma persona
Criar uma persona em uma estratégia de marketing em redes sociais é imprescindível. Isso orienta o modo de a empresa se portar na rede, além de definir as melhores redes para concentrar a sua presença.
O primeiro passo, portanto, é segmentar o seu público e tomar esses dados como um ponto de partida para o conteúdo que será publicado.
Publique conteúdo relevante e atraente
Falando em conteúdo…Uma página em rede social que posta apenas promoções ou compartilha notícias não acrescenta muito à vida de seu público, não gera interesse. Elaborada a persona, você terá ideia de quais objetivos e problemas o seu público geralmente enfrenta, e como tratar deles.
Conteúdos planejados dessa forma, acompanhados de bons calls to action, demonstram conhecimento da empresa em sua área e tendem a gerar maior engajamento. Um conteúdo útil costuma ser mais compartilhado e enviado a amigos e outros usuários.
Materiais ricos
E-books, webinars, infográficos… Publicar conteúdos mais aprofundados de vez em quando gera um interesse a mais nos seguidores e os aproxima do negócio. Nesses materiais, o formato é diferente dos posts de blogs
tradicionais, fornecendo uma variedade interessante para o feed de seus seguidores.
Além disso, são o principal atrativo em landing pages, como essa criada pela Mafagafo: Guia Definitivo de Inbound Marketing
Cocriação
A interatividade das redes sociais torna o processo de cocriação do conteúdo mais dinâmico e interessante. Dê a chance de um seguidor ser publicado na página da sua empresa ao lançar um concurso de melhor imagem ou melhor comentário, por exemplo.
Isso, certamente, aumenta o interesse de seus seguidores de comentarem em seu post, tornando a sua página possivelmente visível para seus amigos também, como pode ocorrer no Facebook e no Instagram.
Crie landing pages para gerar leads
Landing pages são o “pulo do gato” na conversão de um prospecto em lead. A landing page é uma página para a qual você atrai o usuário para ter acesso a algum material rico em troca de seus dados de contato, geralmente seu e-mail.
Ao intercalar posts de blog e divulgações de material rico em sua rede social, sobretudo se o material se aprofunda em temas comumente abordados nos posts, há interesse do seguidor em adquirir mais informações e se educar mais.
Gerando esse interesse de modo natural, as landing pages tornam-se ainda mais eficientes, pois o visitante sentirá que está fazendo uma troca justa ao fornecer seus dados de contato por um pouco mais do conhecimento que a empresa tem a oferecer.
Além dos materiais ricos, formulários também são um bom exemplo de pedir sutilmente ao seguidor os seus dados de contato para transformá-lo em um lead.
Ao aprender como gerar leads, portanto, vê-se que é necessário oportunizar um bom engajamento pelas redes sociais. Atraia o interesse de seguidores, forneça-lhes conteúdo relevante e interaja.
Por meio da interação, seja em comentários, seja em mensagens privadas, a sua empresa ganha destaque na mente do usuário e o interesse dele em seu produto. Gerar interesse é o ponto-chave para gerar leads.
Agora que você sabe como gerar leads nas redes sociais, interaja conosco acompanhando as novidades na nossa página do Facebook!