O termo Smarketing surgiu da união das palavras “sales” (vendas em inglês) e “marketing”. Ele tem como missão denominar a integração entre essas duas áreas. Porém, colocar isso em prática tende a ser desafiador, especialmente pela conhecida rivalidade existente entre esses setores e que faz parte do cotidiano de muitas empresas.
Quando um resultado fica abaixo do esperado, há uma tendência de um culpar o outro. Por isso, o smartketing, além de eliminar esse conflito, integra os dois times para que possam trabalhar conjuntamente em prol dos mesmos objetivos.
Para detalhar um pouco mais sobre o processo de integração, listamos algumas vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.
smarketing

Otimização de processos

Tendo em mente que o setor de marketing é responsável por criar ações que possam atrair a atenção do público e o setor de vendas fica a cargo de fechar os negócios que surgem a partir disso, é possível concluir que todos trabalham com o mesmo propósito: aumentar o lucro da empresa.
Diante desse cenário, a integração entre essas duas áreas é extremamente vantajosa para otimizar processos e colocar todos para trabalhar de forma conjunta visando atingir os resultados propostos.
Os pontos principais para que isso funcione bem são a melhoria da comunicação interna e a definição do papel de cada um nesse novo tipo de atuação, focando especialmente nos pontos fortes dos setores.
Sob esse aspecto, também pode se considerar o uso de softwares que possam integrar as informações de ambos os lados, deixando o processo mais rápido e transparente.

Maior engajamento das equipes

A partir do momento em que ambos os setores viram parceiros na busca por vencer os desafios propostos, é natural que haja mais engajamento por parte de todos.
Cabe ao gestor trabalhar essa questão, especialmente propondo reuniões frequentes para solidificar o processo de integração e facilitar a complementação do trabalho entre as equipes.
Isso é fundamental também para definir as métricas corretas e assim ter o trabalho melhor direcionado.
Outro ponto importante é sempre reconhecer mutuamente os dois times pelos resultados obtidos, pois dessa forma eles se sentirão mais motivados para seguir executando as tarefas com excelência.
O poder de análise do smarketing
Considerando a situação anterior onde muitas vezes uma equipe colocaria a culpa na outra quando os números fossem abaixo do esperado, trabalhar em conjunto aumenta o poder de análise, já que será possível contar com a expertise de especialistas das duas áreas para alinhar o que precisa ser melhorado e identificar os pontos fortes que devem ser mantidos.
A implementação do smarketing contribui para que a empresa tenha uma vantagem competitiva e possa criar ações que a posicionem melhor no mercado, atraindo um número maior de clientes e vencendo mais facilmente a concorrência.

Aumento nas vendas com smarketing

É natural que esse trabalho conjunto e melhor direcionado contribua para um aumento nas vendas.
Um dos motivos disso é o compartilhamento de informações entre os setores, já que a equipe de vendas pode passar dados mais precisos sobre o perfil dos clientes para que o time de marketing consiga criar ações direcionadas para esse público-alvo.
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