Uma pesquisa realizada pela Sprinklr no ano de 2015 e publicada em 2016 mostrou quais são os principais horários para realizar o marketing nas redes sociais. Isso quer dizer que, para a publicidade dar certo, engajar e conquistar o público-alvo, é recomendado que as empresas saibam qual é a melhor hora para “atacar” e interagir com a audiência.
Você sabe quais são os melhores horários para fazer sua estratégia de marketing nas redes sociais? Hoje em dia, muitas mídias sociais são usadas para interagir, criar relacionamentos, abrir canais de comunicação e, claro, fidelizar clientes. Uma das principais características das redes sociais é que elas não têm barreiras, possibilitando um alcance muito grande, principalmente se a campanha for criativa e segmentada. Assim, o seu branding também é potencializado!
Então, se está querendo saber se seus horários batem com a pesquisa, iremos expor a vocês os melhores horários para o Facebook, Instagram e Twitter. Vamos lá?
Marketing nas redes sociais
1- Twitter
A rede social de poucos caracteres é útil no marketing porque permite que a empresa fale diretamente e rapidamente com o usuário, sendo clara e podendo subir hashtags e engajar individualmente o público, conhecendo mais sobre suas necessidades e preferências.
O Twitter tem horários e dias mais definidos. Quartas e quintas-feiras são mais movimentadas. O pico é entre 18h e 22h. Há dias, como as terças-feiras, em que o horário pode ser mais tarde, entre 21h e 0h. Além disso, a pesquisa mostra qual assunto é mais buscado e comentado: reality shows e esportes.
2- Instagram
Instagram é um tipo de rede social visual, que conquista o público pelas postagens e também pelas hashtags. O engajamento é diferente, porque a foto é que vai chamar atenção, e não necessariamente a frase ou o texto. Para investir no marketing nas redes sociais e, principalmente, no Instagram, é recomendado que poste entre 11h e 14h e 18h e 22h. Os dias da semana mais movimentados são as noites de quartas e quintas-feiras.
O Instagram é a única rede social que tem picos uniformes e constantes durante o fim de semana também, ou seja, as pessoas estão sempre conectadas. E, como o Instagram é uma rede de divulgação, os setores que mais conseguem lucrar são três: varejo, moda e e-commerce.
3- Facebook
O Facebook ainda é uma das maiores redes sociais. Além de ser interativo e fornecer diversas ferramentas aos usuários, o Facebook conecta diversas pessoas ao mesmo tempo, facilitando as trocas comunicacionais.
Por causa disso, a pesquisa indicou que ocorre um equilíbrio entre os dias úteis, isto é, há interação e movimentação na rede social. O horário de pico é entre 11h e 14h. Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira são os dias mais movimentados.
E, falando dos assuntos mais comentados, o e-commerce, o varejo e as finanças são os temas mais vistos.
Esses horários ajudam a definir qual é o momento certo de interagir e conversar com os usuários, promover engajamento e, quem sabe, a fidelização. Por isso, vale a pena criar conteúdo e posts relevantes, que vão instigar seus públicos e ser úteis para a audiência.
O marketing nas redes sociais é importantíssimo porque aumenta a credibilidade e a presença da sua marca no ambiente virtual. Em quais horários você já publicava e interagia? Comente!