5 benefícios de usar infográficos em sua estratégia de marketing de conteúdo!

Boa parte das teorias da comunicação e do design destacam o poder das imagens e como elas podem influenciar comportamento e aceitação por parte dos interlocutores. Quando falamos de marketing de conteúdo, a imagem se torna parte fundamental no processo de atração e conquista de leads — e uma forma de fazer isso é por meio de infográficos.

Está nos números: segundo alguns dados do Kissmetrics, peças de conteúdo que contenham imagens relevantes atraem 94% mais visualizações do que materiais que não as contenham. Se ainda não se convenceu totalmente, separamos abaixo 5 benefícios de usar infográficos em sua estratégia de marketing de conteúdo. Acompanhe!

infográficos

1. Infográficos prendem a atenção

De acordo com estudos do Nielsen Norman Group sobre eyetracking (“rastreio do olhar”, técnica que analisa os caminhos e pontos de atenção do usuário em uma tela), imagens que carregam informações consigo são mais atraentes e fazem com que leitores prestem mais atenção ao conteúdo.

Em uma economia digital baseada na captura dos mínimos momentos de atenção, como é a nossa atual, ter o privilégio de conquistar um pouco mais do tempo do usuário é o diferencial para o sucesso nas estratégias de marketing de conteúdo.

2. Ajudam em guias online

Educar o público para o uso correto de determinado produto ou serviço é um grande desafio da comunicação e do marketing, principalmente quando falamos em ferramentas inovadoras.

Nesse sentido, o uso de infográficos se mostra uma estratégia eficiente no processo de “guiar” o usuário dentro de um sistema de regras ou de ações. Segundo este artigo, com dados divulgados pelo Hubspot, usuários guiados por meio de ilustrações têm 323% mais chances de aprenderem o que lhes foi orientado do que usuários guiados apenas por meio de texto.

3. Conferem autoridade à sua marca

Planejar, formular e produzir um infográfico é uma atividade que demanda tempo, esforços e profundo conhecimento sobre o assunto a ser abordado — e o público sabe disso! Por isso, ao usar um infográfico em sua estratégia de marketing digital, você estará estabelecendo a autoridade da marca sobre o assunto, o que gera confiança e maior possibilidade de engajamento.

4. Fazem sucesso nas redes sociais

Se você usa plataformas de redes sociais de cunho essencialmente visual, como Instagram e Pinterest, fazer uso de infográficos é praticamente uma obrigação. Os usuários dessas redes em específico curtem, compartilham e interagem em massa quando se veem diante de uma peça bem produzida, de bom gosto e com informação relevante.

Ainda no mérito das redes sociais, outro dado bastante impactante, publicado pela Massplanner: imagens e infográficos publicados nas principais plataformas de redes sociais são curtidos e compartilhados 3 vezes mais do que outros tipos de conteúdo. Isso aumenta a visibilidade do seu conteúdo e de sua marca.

5. Tornam o texto mais escaneável

Um dos principais itens de SEO (Search Engine Optimization) e também da maioria das estratégias de marketing digital é a escaneabilidade do conteúdo: isto é, a “facilidade” que o usuário tem de saber do que se trata o texto e o que esperar dele apenas com uma rápida olhada geral. Um infográfico bem planejado e produzido ajuda nesse aspecto, tornando o conteúdo mais agradável e atrativo para todos os públicos.

Como você pôde inferir, os infográficos são uma das ferramentas mais eficientes na conquista de autoridade, visibilidade e engajamento por parte do consumidor, aspectos também visados pelas técnicas de inbound marketing de forma geral.

Aliás, quer saber um pouco mais sobre isso? Acesse agora um artigo incrível sobre inbound marketing!