Não importa se você tem uma empresa de pequeno, médio ou de grande porte, uma boa estratégia de branding pode colocá-lo à frente de seus concorrentes e fazer com que sua marca fique não apenas na cabeça, mas também no coração do seu público-alvo.
Mas o que é branding? Como elaborar uma boa estratégia? Saiba mais!
O que é branding?
O branding é responsável por arquitetar e planejar todos os pontos de contato entre a sua marca e um consumidor. Trata-se, portanto de um conjunto de estratégias para a construção da imagem da sua marca.
Esse processo de construção passa a desenvolver o seu DNA, definindo missão, visão, valores, arquétipos, personalidade, propósitos, segue com posicionamento, modelo de negócio, identidade visual, verbal e logotipo, estabelecendo guidelines para aplicações e usos da marca.
Por onde começar?
Esse processo é simples, mas deve ser feito com muita cautela. A primeira etapa para a construção de uma marca é definir qual a sua promessa, ou seja, aquilo que você tem de melhor para entregar aos seus clientes.
Responda a algumas questões, como:
- Qual a missão da sua empresa?
- Quais os benefícios ou diferenciais dos seus produtos?
- O que os clientes pensam sobre sua empresa?
A partir dessa pesquisa, iniciamos a segunda etapa do processo estratégico de construção.
Construindo um posicionamento forte
Nessa etapa é importante estabelecer de forma criteriosa o seu publico-alvo, pois toda a comunicação que for desenvolvida desse ponto em diante será pensada para conversar com ele.
Com o público definido, é hora de criar uma personalidade para sua marca e definir como você se posicionará diante dele, mostrando como poderá ajudá-lo a resolver seus problemas.
Colocando-se no mercado
Com esses pontos definidos, o momento é de se mostrar ao mundo. Crie uma identidade visual que consiga resumir tudo que já foi estabelecido e seja coerente com o que fizer.
Use apenas referências que façam alusão à sua marca, esteja nos lugares que o seu publico frequenta e se optar por utilizar redes sociais, faça isso mantendo o mesmo tom de voz de todas as suas campanhas.
Resultados de uma estratégia de branding
Essa consistência de informações e contatos que uma boa estratégia de branding vai oferecer para o seu negócio fará com que o relacionamento entre cliente e marca fique mais forte. Existe uma razão que faz com que você escolha um produto em detrimento de outro, e muitas vezes essa razão vai além de preço mais baixo. As pessoas tendem a envolver-se emocionalmente com aquilo que consomem.
Esse direcionamento de decisão de compra acontece por que existe afinidade entre a pessoa e seus valores com aquilo que a marca, no seu intangível, oferece. Relacione-se com seu cliente, portanto, de forma humana, entenda sua necessidade e supra as necessidades que eles têm.
Essa estratégia de branding só terá sucesso se houver alinhamentos internos na empresa para que durante a interação do cliente com seus funcionários, lojas físicas, e-commerce, perfil de redes sociais, SAC, site ou qualquer outro ponto de contato não haja furos dentro do que foi estabelecido. Para fazer com que o de fora compre, é necessário que o de dentro acredite.
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