Como a sua empresa lida com a competitividade? As constantes evoluções das ferramentas digitais permitem que os consumidores tenham cada vez mais oportunidades de consumo. Nesse meio, construir uma marca forte na internet passa a ser uma necessidade de sobrevivência.

Para isso, as questões de branding (conjunto de maneiras de fortalecer uma marca, como identidade visual, tom e personalidade) precisam estar alinhadas às práticas essenciais para se destacar no ambiente digital. A seguir, abordamos as principais. Confira!

construir uma marca forte

Conhecer bem o seu público para construir uma marca forte

Todas as estratégias que envolvem a construção de uma marca forte no ambiente digital serão bem-sucedidas ou não a partir do quão bem você conhece o público da sua empresa. Afinal, é dessa maneira que será possível oferecer as melhores soluções para os problemas do seu cliente, além de utilizar os meios mais oportunos para se chegar até ele.

O conhecimento amplo sobre os seus consumidores é um processo em constante atualização e vai além de características básicas como gênero, idade e localização. É preciso entender os seus hábitos de consumo online, os seus desafios, cargo, problemas, formas de entretenimento etc.

Você pode reunir esses dados em uma espécie de personagem fictício, uma persona. Assim, você consegue direcionar com precisão as estratégias da empresa tanto no que diz respeito ao marketing quanto a outros setores.

Ter um site profissional

O site representa a plataforma principal da sua empresa na internet, principalmente se você construir uma loja virtual, uma vez que as estratégias de marketing digital implementadas terão como objetivo atrair mais visitantes para ele.

Por isso, o site deve transmitir profissionalismo para que o usuário se sinta seguro para criar vínculo com a sua empresa. O conhecimento acerca do seu público é altamente necessário para saber o que se deve valorizar no site e, assim, tornar os meios para se chegar à conversão totalmente intuitivos.

A criação de um bom site envolve desde o design da plataforma (alinhado à identidade visual da marca) até aspectos como hospedagem, acesso responsivo (layout adaptado aos diferentes dispositivos) e bom gerenciamento.

Estar presente nas redes sociais

Estar presente nas principais redes sociais do momento é uma maneira eficaz de humanizar a sua marca. Mas, por que isso é importante? Na internet, as pessoas preferem se relacionar mais com usuários do que com empresas, haja vista que a segunda opção presume o cumprimento de mais burocracias (e a internet é conhecida pela rapidez e facilidade, e não pelas exigências).

Portanto, toda forma de tornar a comunicação com o seu público mais leve e próxima é uma forma de humanizar a sua marca, e as redes sociais têm papel importante nesse objetivo, pois são sites baseados em relacionamento e que concentram milhões de usuários.

Identifique as redes sociais que são os focos do seu público e comece a torná-las canais de comunicação ativos ao postar textos do seu blog, utilizá-las no atendimento ao cliente, usá-las como plataformas de venda, produzir anúncios etc.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção de textos que visam educar o público de uma empresa em relação a assuntos do seu segmento. Dessa forma, cria-se uma autoridade no ambiente digital, o que permite a retenção e fidelização de mais clientes a longo prazo.

Empresas que adotam o marketing de conteúdo contam com 2,6 mais visitas em suas plataformas online e 3,7 mais leads (usuários que mantêm algum relacionamento com a marca), segundo a Content Trends 2018.

O marketing de conteúdo é um dos principais tentáculos de uma estratégia mais abrangente, que é o Inboud Marketing. Portanto, construir uma marca forte na internet passa, invariavelmente, pelo investimento nessas estratégias complementares.

Agora você sabe exatamente o que deve considerar para construir uma marca forte no ambiente digital. Lembre-se de se planejar para investir nas estratégias abordadas e evitar frustrações e perdas financeiras. Conte com a ajuda de profissionais especializados em Inboud Marketing para garantir o seu sucesso!

Para entender melhor como se destacar na internet, não deixe de acessar o nosso material completo sobre Marketing Digital para iniciantes.

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