Empresa nas redes sociais: 5 erros cometidos e como evitá-los!

É cada vez mais comum encontrar uma empresa nas redes sociais, e investir nisso é uma das estratégias mais interessantes de marketing digital a serem tomadas. Essas plataformas são um ponto de contato incrível com os clientes e potenciais clientes, permitindo uma comunicação bilateral muito rica!
O problema é que, na hora de investir, muitas empresas acabam cometendo alguns erros nas redes sociais que, mesmo básicos, colocam em risco o sucesso do seu negócio.
Como anda o seu investimento em redes sociais? Que tipo de ações você tem feito e/ou deixado de fazer? Quer transformar o seu negócio?
Este artigo vai ajudar a melhorar as suas ações e reduzir os seus erros nas redes sociais! Vamos lá?

Empresa nas redes sociais

1. Empresa nas redes sociais erradas

O primeiro grande erro das empresas na hora de investir em redes sociais é estar nas redes sociais erradas. Existem diversas redes disponíveis para o trabalho da sua empresa, mas será que é realmente necessário estar presente em todas elas? A resposta é: não!
Como evitar
Para não cair nesse erro básico, é necessário que você realize um estudo de personas. Nesse estudo você vai identificar quais são os perfis de cliente ideal e como deve se posicionar a sua empresa nas redes sociais para com essa(s) persona(s). Assim, é possível entender também, em quais canais eles costumam buscar informações sobre produtos e serviços comercializados por você.
Tendo essas informações em mãos, você saberá em quais redes sociais precisa estar, que tipo de conteúdo realmente converte para o seu público e com qual linguagem estruturar essas informações.

2. Deixar de planejar

Outro erro comum é a falta de planejamento. Muitas empresas simplesmente fazem publicações nas plataformas sociais sem um objetivo específico. Assim, os esforços para essas ações dão prejuízos. Afinal, como saber se as ações realizadas estão dando os resultados esperados, se você não tem planejado tudo que será feito para atingir esse objetivo real?
Como evitar
Para resolver isso, é simples: basta levantar um objetivo de marketing para as ações de redes sociais e criar um planejamento e uma frequência de publicações para a sua empresa.

3. Ignorar comentários

Quem nunca ignorou comentários nas redes sociais? Essas plataformas são fundamentais para coletarmos informações valiosas sobre os clientes e suas opiniões a respeito da empresa, produtos e serviços.
Como evitar
Para evitar é só parar de ignorar os comentários e aprender a lidar com as opiniões positivas e negativas. Essa é uma forma valiosa de descobrir como otimizar a sua empresa e conquistar os seus clientes!

4. Apagar comentários

Os comentários negativos são apagados pela sua empresa nas redes sociais? Alerta vermelho! Esse é um dos erros mais comuns e mais complicados para empresas que decidem investir nessas plataformas.
Apesar de comentários negativos soarem realmente pejorativos, é possível criar ações que resolvam essas situações sem queimar o nome da sua empresa!
Como evitar
Aprenda a lidar com crises. Infelizmente, toda empresa terá, em algum momento, comentários negativos a seu respeito. No entanto, para lidar com isso da melhor forma possível, é necessário que você saiba lidar com essas situações.
Em vez de apagar, responda com atenção, paciência e disposição para ajudar, e convide o autor do comentário negativo a realizar uma conversa privada para resolverem a situação.

5. Esquecer de engajar o público

Por último, mas não menos importante: não criar ações de engajamento com o público. As redes sociais têm esse benefício que precisa ser bem aproveitado pelas empresas.
Como evitar
O engajamento com o público é uma forma de conhecer ainda mais os seus clientes e prospects, descobrir quais são seus pontos fortes e fracos para melhorar essas deficiências. Crie conteúdos diferenciados que estimulem comentários ou mensagens e se disponha a ouvir o que o seu público tem a dizer.
As redes sociais são uma forma de melhorar o seu contato com os clientes e descobrir quais são as maneiras mais interessantes de otimizar o seu negócio. Afinal, o seu cliente é a melhor pessoa para dizer como você pode otimizar a sua empresa.
Quer opinar sobre o conteúdo ou tem alguma dúvida sobre erros nas redes sociais? Deixe um comentário!