Para quem está organizando a sua estratégia de marketing de conteúdo, a pesquisa de palavras-chave é fundamental. É a partir dos termos usados para produzir oferecer materiais (ebooks, artigos, postagens, e-mail marketing) que será possível, efetivamente, atrair mais visitas e obter maior retorno de campanhas — sejam elas pagas ou gratuitas.
Só que não adianta apenas selecionar aqueles que vêm à mente da sua equipe. É preciso usar ferramentas que ajudarão você a saber quais as dúvidas do seu público a respeito da sua marca e sua área de atuação.
Selecionamos abaixo os principais serviços para encontrar as palavras-chave certa para as suas ações.
Pesquisa de palavras-chave
1. Keyword Planner
O Google Adwords é, hoje, uma das principais ferramentas de anúncios online da internet. E como o Google acredita que clientes felizes se fidelizam, criaram o Keyword Planner (KP) para ajudar seus clientes. Só que a maravilha é que você não precisa, necessariamente, fechar uma campanha com eles para usufruir do KP. Você pode fazer apenas sua pesquisa de palavras-chave. De graça.
O Keyword Planner oferece material para a fase de brainstorm para suas estratégias, encontrando novas palavras e grupos de ideias, além de poder verificar a possível performance desses termos em campanhas de Adwords.
2. O recurso autocompletar
Muitas search engines — como Google, Yahoo!, Bing — trazem um recurso que pode ser uma ótima ferramenta para sua pesquisa de palavras-chave: o recurso autocompletar. É quando você começa a digitar algo na barra de pesquisa e já surgem opções e previsões do que você pode estar procurando.
Esse recurso gratuito pode ser de extremo valor para encontrar termos long tail e produzir conteúdo que nenhum competidor ainda pensou em oferecer.
Para usar: escreva a palavra-chave principal, dê espaço e depois vá testando as mais diferentes letras do alfabeto.
3. Übersuggest
O Übersuggest é uma ferramenta, também gratuita, que usa dados de vários sites apresentar sugestões de palavras-chave, em ordem alfabética a partir de uma pesquisa. Como eles mesmo dizem no site, eles oferecem termos que não aparecem no Keyword Planner.
Mas, atenção ao detalhe: não esqueça, antes de apertar o botão de pesquisa, de selecionar onde quer pesquisar (Youtube, Web, Imagens) e qual o idioma.
4. SEMRush
Ferramenta que oferece versão gratuita e paga de serviços, o SEMRush também, oferece informações preciosas para quem deseja informações mais completas e aprofundadas sobre suas palavras-chave.
Um diferencial do SEM Rush é que ele também busca dentro de um site os principais termos de pesquisa associados.
5. Keyword Tool
Mais de 750 sugestões por palavra-chave, de graça. O Keyword Tool parece bastante com o Übersuggest, mas ele tem uma funcionalidade interessante: filtro para 129 páginas do Google (Reino Unido, EUA, Brasil) e idioma.
Além disso, ele também oferece pesquisas para o YouTube, Bing, Amazon e App Store.
6. Planejador de palavras-chave Bing
É importante estar atento ao Google, mas você precisa estar preso apenas a ele. O Bing vem crescendo bastante e também oferece um sistema para sua pesquisa de palavra-chave. Mesmo não sendo tão completo quanto, vale a pena por também ser uma alternativa gratuita.
Detalhe: assim como para o Keyword Planner do Google, o Bing também requer a criação de uma conta.
7. Ninja Search Combination Tool
Essa ferramenta precisa de um pouco de trabalho para começar a ser usada, mas vale a pena pelos resultados. Você vai inserir dados em uma coluna com os termos de pesquisa e, na outra coluna, com o que você quer combinar esses termos. Ninja traz todas as combinações possíveis entre essas duas listas.
O resultado? Possibilidades até então impensadas de palavras-chave para o seu plano.
Agora já se sente mais preparado para fazer sua pesquisa de palavras-chave?
E para continuar a receber artigos para ajudar nas suas estratégias e planos de marketing digital, não deixe de assinar a nossa newsletter!