Afinal, vale a pena investir em Marketing de Conteúdo?

Uma das estratégias que vem conquistando diversas empresas é investir em Marketing de Conteúdo. Por meio de um bom planejamento e de conteúdo relevantes, é possível aumentar as conversões e fidelizar sua clientela.

Quer saber se esse é o melhor investimento para o seu negócio? Então, não deixe de conferir o artigo de hoje!

investir em marketing de conteúdo

As principais bases do Marketing de Conteúdo

Para poder avaliar o retorno de qualquer investimento, é preciso conhecer bastante sobre o assunto. Para investir em Marketing de Conteúdo, é primordial entender quais são as suas principais bases e qual o retorno de cada uma.

Engajamento

A publicidade tradicional já não possui o mesmo impacto. O público hoje tem maior poder de escolha sobre o que quer consumir e onde encontrar as respostas para seus desejos e necessidades. Ninguém mais é obrigado a consumir comerciais ou propagandas específicas.

Então, é preciso criar ações que ajudem o seu público-alvo e personas a enxergar a sua marca e perceber sua mensagem de marketing de forma positiva e cativante.

Conteúdo relevante e valioso

Pessoas têm dúvidas e agradecem quando recebem as respostas. Por isso, comunicar é preciso. Não se trata apenas de publicar propagandas ou textos publicitários em seu blog ou redes sociais, mas de oferecer materiais que eduquem e ajudem o cliente em sua jornada.

Percepção positiva de marca

Ao focar no cliente e oferecer respostas em vez de mais uma opção de consumo, sua marca consegue se inserir na realidade do público e ser parte dela mais facilmente, gerando confiança. Um cliente está sempre mais disposto a comprar de quem confia.

O papel da persona

A persona é a representação do seu comprador ideal. Baseada nos dados dos seus consumidores, ela indica comportamentos, objetivos, motivações e dúvidas de quem você quer que compre da sua marca. E ela precisa ser o ponto central ao investir em Marketing de Conteúdo. A razão é simples: para poder conquistar mais clientes, é preciso engajá-los e, para engajar, é preciso conhecer a fundo o alvo de suas ações.

Se o conteúdo precisa ser relevante para a persona, é preciso que a sua marca produza e divulgue materiais que falem e conversem com ela.

As vantagens reais de investir em Marketing de Conteúdo

Relacionamento

A partir do momento em que você foca em oferecer informação e educação, você passa a criar uma relação muito mais profunda e duradoura com o público. Sua marca deixa de ser focada apenas em venda e passa a ser percebida como uma resposta para desejos e necessidades.

Branding

Um dos maiores valores de uma marca é a percepção que os outros têm dela.  E ao promover conteúdo relevante, você não apenas atrai mais compradores, mas fortalece a imagem e a percepção do seu negócio pela clientela e pelo público em geral.

Mensuração de resultados

Qualquer investidor precisa saber calcular com exatidão o retorno do que investiu. Com o Marketing de Conteúdo, existem diversos indicadores e métricas que ajudam a perceber o papel de cada ação para o sucesso da estratégia. E, melhor, ainda fornece informações de como agir no futuro.

Funcionamento on e offline

Por mais que a estratégia pareça ser apenas para canais digitais, o Marketing de Conteúdo também pode ser usado na comunicação e no marketing offline, funcionando até mesmo para veículos de massa, como jornal ou televisão. A sua criatividade e o seu planejamento são os limites.

E agora que você entendeu por que investir em Marketing de Conteúdo é uma ótima opção, aproveite para assinar nossa newsletter e receber no seu e-mail mais materiais que ajudem o seu negócio a crescer por meio do Inbound Marketing. Afinal, conhecimento é poder!