Relatórios de marketing: como apresentar para a diretoria?

relatórios de marketing

Existem várias formas de criar relatórios de marketing. No entanto, alguns conteúdos são fundamentais para ganhar a atenção e o reconhecimento da diretoria.

Como você tem feito os relatórios de marketing da sua empresa? Você tem mostrado os dados corretos? A estruturação do relatório é fácil de compreender?

Para ajudá-lo com essa tarefa, separamos algumas dicas para a criação de relatórios incríveis.

Vamos lá?

relatórios de marketing

Utilize ferramentas de coleta de dados

A primeira dica é aproveitar ferramentas de análise e coleta de dados. O Google Analytics é uma excelente opção, uma vez que apresenta dados de visitas ao site e blog da empresa, comportamento do leitor e muito mais.

As ferramentas de automação de marketing também permitem a extração de números interessantes, como taxas de abertura de e-mails, bounces e conversão.

E, claro, se a sua empresa investe também na comunicação em redes sociais, é preciso aproveitar as ferramentas para absorver informações também desses canais. Entenda que tipo de publicação gerou mais engajamento, como os seguidores estão a recebendo e quais os tipos de comentários e mensagens mais comuns.

Apresente as metas e os números alcançados

Nunca deixe de apresentar as metas que foram estipuladas para o mês e os resultados alcançados.

Mesmo que os números não sejam favoráveis, a transparência é fundamental para que a sua diretoria consiga entender o seu trabalho e seus desafios, e descobrir como pode ajudá-lo a estruturar ações que gerem resultados melhores.

Esses números podem ser apresentados por meio de tabelas ou gráficos.

Estabeleça um plano B em caso de resultados ruins

Em caso de resultados ruins, como dito anteriormente, é preciso que você já apresente, no relatório, um plano B. Esse plano será feito com base nas análises de mercado, nos resultados e nas ações de marketing realizadas, e criado com o foco na otimização dos resultados.

Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de mensurar cada canal e ação individualmente, aumentando as chances de percepção sobre quais deles estão dando mais resultados e quais as melhores formas de otimizar esses números para os próximos meses.

Enriqueça a apresentação com um checklist

Um bom checklist também ajuda a enriquecer a apresentação, além de mostrar quais foram os passos já tomados e quais serão as ações a seguir.

Esse checklist ajudará a aumentar a transparência e dará um horizonte sobre os próximos passos do time de marketing e as previsões de resultado.

Aborde cases de sucesso

E, claro, caso identifique números interessantes, dê atenção a essa informação e apresente-a como um case de sucesso da empresa.

Os relatórios precisam conter informações que estimulem o investimento, independentemente do resultado. Afinal, os benefícios do marketing podem vir a curto, médio ou longo prazo.

Apresentar um bom relatório de marketing significa ter transparência com os dados e fazer uma boa análise. Um bom especialista de marketing também apresentará novas ações para alcançar os resultados esperados e melhorar os números do mês anterior.

Como você tem feito os relatórios do seu negócio? Está considerando algumas dessas sugestões que fizemos? Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais sobre como apresentar relatórios de marketing para a diretoria? Entre em contato conosco!