Retenção de clientes: 5 coisas que você não pode esquecer

Você já pensou na importância da retenção de clientes ? É muito comum ver empresas de diversos setores priorizando a aquisição de público inédito e se esquecendo da de manter os seus antigos. É justamente nestes que se encontram oportunidades altamente atraentes de negócios, bastando aplicar a abordagem certa.

Para prosseguir em negócio com uma empresa, um cliente precisa ser constantemente impactado de forma positiva por ela. Isso significa enviá-lo ofertas especiais, proporcionar um atendimento de qualidade, implementar uma comunicação eficiente, entre outros.

Confira a seguir 5 coisas que você não pode esquecer ao trabalhar com a retenção de clientes:

retenção de clientes

RETENÇÃO DE CLIENTES

1. Conhecer o perfil do seu cliente

Essencial para o planejamento de qualquer ação da sua empresa, a análise do perfil do seu público-alvo é o momento de perceber suas necessidades. De que maneira você está atendendo estes clientes e como tornar esta experiência ainda melhor? Quais costumam ser as principais preocupações ou problemas deles? Ao realizar este estudo, você terá um caminho para implementar mudanças positivas.

2. Ver o que o mercado está fazendo

A realização de um benchmark de qualidade é um modo eficiente de buscar inspiração em seu próprio mercado de como trabalhar a retenção de clientes. Isso é importante não só para a obtenção de insights inéditos como também para você ter certeza de que sua empresa não está ultrapassada em algum quesito no atendimento aos clientes. Neste caso, você pode descobrir formas de melhorar.

3. Criar conteúdo relevante

Para implementar uma retenção de clientes de qualidade, a sua empresa deve impactar estas pessoas continuamente com um material interessante que eles possam consumir. O conteúdo na internet adquire várias maneiras, podendo satisfazer todos os interesses: posts de blog, e-books, vídeos, infográficos, webinars, tutoriais, entre outros. Analise o seu estudo de público-alvo para saber quais são os formatos ideais.

4. Oferecer ofertas especiais

Todo mundo gosta de se sentir valorizado e esta sensação é essencial para o trabalho de retenção de clientes. Estas pessoas já adquiriram seus produtos ou serviços, portanto são leads interessantes

Agora, chega o momento de continuar oferecendo um atendimento de qualidade a eles, preferencialmente com ofertas exclusivas. Isso pode ser um brinde, um cupom de desconto, uma promoção especial, entre outros. O importante é passar a ideia de exclusividade.

5. Praticar o upsell

Cada venda é uma oportunidade para a retenção de clientes. Não é porque você já fechou negócio com alguém que nunca mais vai precisar ativar aquela pessoa. Mantenha seus clientes existentes no centro do seu radar, constantemente buscando oportunidades para vender mais a eles. Cada um tem um histórico diferente, então cabe a você saber em quais contextos oferecer determinadas soluções.

Com os planos descritos nestas dicas, você tem todas as ferramentas que precisa para otimizar a retenção de clientes da sua empresa e gerar mais vendas. Lembre-se da importância de impactar estas pessoas continuamente com o objetivo de causar encantamento, transformando-as essencialmente em defensoras da sua marca.

De que forma você pretende começar a implementar estas ideias? Conte para a gente nos comentários.