Apesar de ser muito importante para a gestão de uma estratégia de marketing digital, muitos empreendedores ainda não sabem o que é ROI e os benefícios que ele pode gerar para as suas empresas.
Se este é o seu caso, fique tranquilo! Neste artigo, vamos ensinar para você o que é ROI e quais são os principais benefícios que esta métrica pode oferecer para sua empresa. Confira!
O que é ROI, afinal?
O Retorno sobre o Investimento, também conhecido como taxa de retorno ou taxa de lucro, é uma métrica utilizada para medir o retorno financeiro que uma estratégia de marketing é capaz de gerar para uma empresa. Por meio do cálculo do ROI, você poderá saber o quanto a sua empresa está ganhando ou perdendo em cada uma de suas estratégias promocionais
Além disso, calculando o ROI de suas ações promocionais, você será capaz de identificar quais estratégias promocionais realizadas por sua empresa geram mais resultados e quais delas precisam ser corrigidas para garantir a conquista dos objetivos do seu negócio.
Como calcular o ROI de uma estratégia de marketing digital?
O cálculo do ROI é bem fácil de ser feito. É preciso apenas que você some todos os resultados gerados por sua estratégia promocional, subtraindo deste valor o investimento que você realizou para colocar estas ações em prática.
Depois disso, é preciso dividir o resultado desta subtração pelo total de investimentos realizados em sua estratégia, mais uma vez. Para ajudar você a entender melhor, veja este exemplo:
Imagine que você tenha investido R$ 1.000,00 em uma campanha de links patrocinados. No final desta campanha, você identificou que ela gerou um total de R$ 4.000,00 de lucro nas vendas dos produtos e serviços.
Para calcular o ROI desta campanha a fórmula seria a seguinte:
ROI = Lucro gerado pelo investimento − Investimento na campanha / Investimento na campanha
ROI = (R$ 4.000,00 − R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00
ROI = R$ 3.000 / R$ 1.000,00
ROI = 3
Com este resultado, podemos dizer que o investimento realizado em sua campanha de links patrocinados gerou 300% de retorno para sua empresa. Em outras palavras, a cada R$ 1,00 investido em links patrocinados, a sua empresa gerou R$ 3,00 em lucro.
Como analisar o ROI de minha estratégia?
Como você já deve ter percebido, o ideal é que o ROI de sua estratégia seja positivo. Isso porque, quanto maior o ROI de sua estratégia promocional, maiores as chances de sua estratégia gerar lucro para a sua organização.
Porém é preciso lembrar que, mesmo com um ROI positivo, é possível que sua empresa esteja perdendo dinheiro com sua estratégia promocional. Por isso, além de avaliar qual o ROI gerado, é preciso levar em consideração o tempo necessário para conquistá-lo.
Além disso, você precisa estar preparado para abandonar as estratégias promocionais que não estejam gerando resultados positivos para sua organização, mesmo que elas tenham sido importantes no passado.
Tomando estes cuidados, você poderá garantir o sucesso de sua estratégia e, assim, aumentar os lucros de sua organização.
Agora que você já sabe o que é ROI e os benefícios que ele oferece para sua empresa, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Twitter para receber mais dicas como essas.