5 dicas de SEO para iniciantes

O desejo de todo empresário que possui um site é ser encontrado no Google. Com base nisso, vamos apresentar algumas dicas de SEO para iniciantes, justamente para ajudar sua empresa a aparecer nesse poderoso mecanismo de buscas. Mas, antes, vamos falar um pouco sobre a dinâmica do SEO e como essa estratégia pode ajudar sua marca a se posicionar na internet.

Existem duas maneiras de um site aparecer nos resultados das buscas: por meio de anúncios e por meio dos resultados naturais — ou seja, do tráfego pago e do tráfego orgânico, respectivamente.

Utilizar estratégias de SEO é fundamental para aumentar os acessos orgânicos no seu site, mas essa é uma tarefa que requer muita atenção e dedicação, além de ser uma prática com resultados de médio a longo prazo.

SEO para iniciantes

Mas o que de fato é SEO?

SEO é uma vertente do marketing digital utilizada para otimizar o conteúdo do site para os mecanismos de busca, obtendo uma maior chance de ser encontrado por pessoas que estão fazendo buscas, sem que você precise investir em anúncios.

As práticas de otimização são diversas e envolvem muita pesquisa e estratégia. Para ajudar você a iniciar sua estratégia de SEO, vamos listar algumas dicas práticas fundamentais para o seu negócio.

Quais ações de SEO para iniciantes são fundamentais?

1. Atente-se para a qualidade do site

Um ponto fundamental para os mecanismos de busca é a qualidade do site e a experiência que o usuário têm ao acessá-lo. Portanto, se o site da sua empresa ainda não é um site responsivo, você deve resolver isso urgentemente.

O site responsivo se adapta automaticamente à resolução da tela do dispositivo do usuário, melhorando a experiência e a navegação. O próprio Google já anunciou que está priorizando os sites programados com esse diferencial, então, se a sua empresa não se adequar a essa realidade, certamente ficará para trás.

2. Instale um plugin de SEO

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo contempla a constante geração de conteúdos de qualidade. E, para facilitar a otimização desses conteúdos, uma dica excelente é utilizar um plugin de SEO para WordPress.

O plugin mais utilizado por profissionais de marketing é o Yoast SEO. E engana-se quem pensa que se trata de algo complexo, pois ele é muito intuitivo e de fácil configuração, mesmo quando estamos tratando de SEO para iniciantes. O Yoast é o plugin essencial para deixar seu conteúdo amigável para os motores de busca.

3. Busque as melhores palavras-chave

Cada conteúdo produzido para o blog da sua empresa deve ser focado em uma palavra-chave específica, que faça sentido para o seu público-alvo. Escolher as melhores keywords é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

Para começar sua pesquisa, você pode acessar a ferramenta Keyword Planner, o planejador de palavras-chave do próprio Google. Além disso, o Google Trends também é uma ótima ferramenta para você analisar as tendências de pesquisa para cada assunto.

4. Utilize o Google Search Console

Essa é outra ótima ferramenta do Google que vai ajudar a analisar os acessos do seu site, as buscas, as palavras-chave e a estratégia de SEO como um todo.

Além disso, a ferramenta informa se seu site possui problemas na indexação das páginas pelo Google, sugere diversas melhorias e ainda envia uma notificação caso algum dia seu site for hackeado.

5. Invista em link building

Essa é uma técnica um pouco mais árdua de SEO para iniciantes, mas é muito importante. Ela se baseia em conseguir links de outros sites relevantes para seu conteúdo, e isso tem muito valor para os mecanismos de busca, pois eles reconhecem que o conteúdo do seu site é relevante. Esses são os links externos.

Você pode iniciar sua estratégia de links entrando em contato com parceiros do seu negócio, ficando à disposição para escrever um conteúdo especificamente para seus sites e também pode prospectar novos parceiros estratégicos.

O link building também engloba os links internos do seu site ou do seu blog. Portanto, ao produzir os conteúdos para a sua empresa, atente-se em incluir links durante o texto de outros posts do seu blog, que possam complementar a leitura dos usuários.

Pronto! Esperamos que você tenha gostado deste artigo com nossas dicas de SEO para iniciantes. Caso queira ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nossos perfis nas redes sociais  para conferir todas as novidades! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.