O que é CTA? Chamado de call-to-action (“chamada para ação”, em inglês), ele se refere a algum convite ou comando para que o leitor de uma página execute. No caso, o que determina essa ação é o objetivo de determinada estratégia.
É o caso, por exemplo, de um botão “compre agora” para uma marca que quer vender um produto. Ele pode aparecer na forma de um botão, link destacado ou até um pop-up animado que oculta o restante da página.
Portanto, o CTA tem grande importância para direcionar o público até onde a empresa quer que ele vá. Só que não basta apenas usar um verbo de ação e torcer para o leitor se convencer. É necessário empregar algumas táticas para garantir que a chamada seja eficiente e não tenha chances de fracasso.
Por que o CTA é importante?
Toda estratégia de marketing é elaborada com um caminho planejado por onde o público passa até chegar ao produto ou serviço comercializado pela marca. Para que essa caminhada seja feita de maneira produtiva, é empregado o uso do CTA. É a ideia desenhada para aquele fluxo que determina o destino desse CTA.
Por exemplo, se o seu cliente está em um estágio inicial de contato com a empresa e ainda não está pronto para comprar o seu produto, não faz sentido tentar usar um CTA que o convide a realizar uma compra, certo? Nesse caso, o ideal é usar uma chamada que o leve a acessar mais informações sobre o tema que o trouxe até o site, mantendo-o em nutriçãoaté se qualificar mais.
O que determina o sucesso dessas táticas é o quão bem você conhece o perfil do seu público-alvo e consegue utilizar esses dados a favor da sua estratégia. Portanto, não dispense uma boa pesquisa nessa área.
Como acertar no uso do CTA?
Agora que você já sabe o que é CTA e qual sua importância para o marketing, aproveite para ver algumas dicas de como utilizar corretamente esse recurso:
Use verbos de ação
A redação do seu CTA vai determinar o sucesso dele. Imprima um senso de urgência ao empregar verbos de ação de forma que o público não resista e clique naquele momento. Não permita que ele deixe a ação para depois. Um “compre agora” funciona melhor do que “saiba mais”, por exemplo.
Empregue cores chamativas
O CTA deve se destacar em meio ao seu layout. Sendo assim, ele precisa ser fácil de encontrar e atrair o olhar do visitante. Se o seu CTA se parece demais com o restante da sua página, dificilmente chamará atenção.
Acerte no posicionamento
Você não deve se limitar a apenas um CTA no seu conteúdo. Vale a pena experimentar múltiplos posicionamentos para perceber quais são mais eficientes. Por exemplo, há quem possa ser direcionado ao próximo passo a partir de um pop-up e quem prefira um botão de CTA ao final da página.
Vamos planejar seus CTAs?
Você já sabe o que é CTA e de que maneira implementar esse recurso no seu planejamento de marketing digital. Agora é a hora de começar a desenhar sua estratégia levando em conta tudo o que aprendeu e o que sabe a respeito do perfil do seu público. Lembre-se sempre que é esse conhecimento que determina o poder dos seus CTAs.
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