Sabemos que a internet veio para ficar. Ela é, simplesmente, o principal instrumento que grande parte do mundo utiliza para aprender e consumir, na atualidade. As empresas, por sua vez, se adaptam constantemente a esse contexto em busca de novos clientes. E a sua organização, está nesse meio?
A verdade é que utilizar uma estratégia eficaz de inbound marketing nunca foi tão fundamental. E o Featured Snippet do Google é um claro exemplo disso. Esse recurso permite que empresas engajadas atraiam mais clientes com o marketing digital.
Este post explica o que é esse conceito e como alcançar, da melhor maneira possível, a posição zero do Google. Acompanhe!
O que é Featured Snippet?
Trata-se de uma forma de otimizar a experiência do usuário. É ele que identifica e seleciona o conteúdo que responde de maneira mais eficaz à dúvida inserida no buscador. É simples: se você pesquisar no Google “como fazer um bolo”, o sistema imediatamente mostra um trecho do site que apresenta a melhor resposta para a sua pergunta.
E o melhor: esse trecho — que pode ser um parágrafo, uma lista ou uma tabela — aparece acima do primeiro link na página de resultados, com direito a imagem e endereço do site. Ou seja, é a posição zero do Google: simplesmente o objetivo maior de todo profissional de Search Engine Optimization (SEO)!
Uma pesquisa da Serasan Experian revelou que 95% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google como buscador de conteúdos e informações. Logo, as vantagens de ocupar a posição zero do no maior site de buscas do mundo são evidentes: mais tráfego orgânico, mais leads e mais visibilidade. Porém, conhecer o conceito e sonhar em almejá-lo não são suficientes: é preciso, sobretudo, saber como fazer isso.
Como alcançar a posição zero do Google?
Não há um guia definitivo para ser o Featured Snippet de uma área. Existem, porém, alguns parâmetros práticos que indicam o que é necessário. Antes de tudo, é importante salientar que atingir a posição zero do Google deve ser a consequência de uma estratégia de marketing digital eficiente da sua empresa. Por isso, deve-se considerar a terceirização do setor de marketing como possibilidade de atingir melhores resultados.
Responda às perguntas
A posição zero do Google foi pensada para responder a dúvidas dos usuários. Assim, não é surpresa que os conteúdos precisam responder aos questionamentos do cliente, e da maneira mais didática possível, se quiserem alcançar o topo.
Para isso, é fundamental conhecer os problemas, as necessidades e os desejos de quem se relaciona com os produtos ou serviços do seu negócio. A partir disso, será muito mais fácil investir em marketing de conteúdo para ele, por meio de infográficos, listas de dicas e outros.
Use palavras-chave estrategicamente
As pesquisas que produzem Featured Snippet são marcadas por elementos gramaticais que indicam questionamentos do internauta. Bons exemplos são:
- o que é;
- como fazer;
- por que.
Faça o teste: busque por “marketing” no Google e perceba que não terá o mesmo resultado de “o que é marketing”. A segunda opção oferece o significado do termo, de imediato.
Por isso, as palavras-chave a serem usadas devem ser selecionadas a partir dos questionamentos dos clientes, inseridas estrategicamente nos conteúdos e construídas com os termos acima. O Keyword Research é um dos sites que oferece informações sobre as taxas de procura de uma palavra-chave.
A posição zero do Google pode afastar usuários?
Pense: se a definição de um conceito que o usuário estava procurando encontra-se disponível já na página do buscador, não haverá motivos para ele clicar no site e ler o artigo completo. Vale a reflexão!
Para evitar que isso ocorra, é ainda mais simples: basta apresentar definições gerais no início do texto. Assim, elas serão usadas pelo Google e causarão curiosidade no usuário.
Gostou de saber um pouco mais sobre a posição zero do Google? Entre em contato conosco aqui para conhecer melhor os nossos serviços e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá!