É praticamente impossível imaginar o sucesso de uma empresa que não investe na presença online de sua marca. Afinal, a internet mudou completamente o processo de compra. Hoje em dia, a maioria dos consumidores buscam, primeiramente, um produto ou serviço na rede para só depois fechar negócio — seja em uma loja física, seja em uma loja virtual.

Nesse sentido, a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) tem se tornado cada vez mais importante. Basicamente, o SEO — ou otimização de sites, como também é conhecido — consiste em um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google. Desse modo, a página consegue ter mais acessos, visibilidade e, consequentemente, conversões.

A seguir, apresentamos algumas dessas estratégias para colocar seu site no topo dos resultados! Vamos lá?

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1. Aposte em estratégias de Inbound Marketing

O Google tem uma série de aspectos (chamados de algoritmos) que são levados em consideração para determinar o ranking dos sites que aparecem nos primeiros resultados. Um deles é a qualidade do conteúdo.

Para isso, o trabalho de Inbound Marketing — conhecido também como marketing de atração — é essencial para manter seu site em uma boa colocação e, claro, atrair seus potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes.

Portanto, aborde assuntos realmente interessantes, que atendam às expectativas dos usuários e ajude-os a solucionar os problemas deles. Não se esqueça de que, para tanto, é preciso estudar muito bem o seu público, a fim de entender seus anseios, seus desejos e suas necessidades.

2. Otimize a utilização de palavras-chave

As palavras-chave são um dos principais recursos utilizados pelos mecanismos de buscas para encontrar o resultado que o usuário procura. Por isso, é imprescindível que você trabalhe com termos que, de fato, tenham relação com o nicho da sua empresa. Para identificá-los, você pode:

  • utilizar a busca instantânea do Google para analisar a concorrência;
  • observar as “pesquisas relacionadas” no final da página;
  • usar ferramentas específicas para identificação e análise de desempenho de palavras-chave, como Google Keyword Planner, Keyword In, Ubersuggest, entre outras.

3. Gere link building

Resumidamente, o link building consiste em conseguir links de outros sites, ou seja, seu conteúdo é usado como referência em outras páginas. Assim, como um dos principais critérios do Google é a relevância e a popularidade, esse recurso também é essencial para ficar bem posicionado nos motores de busca.

Para gerar link building, há algumas técnicas que, se feitas corretamente, trazem bons resultados. O guest post, por exemplo, é o processo de escrever e publicar um post para outro blog. Desse modo, o link da sua página geralmente é colocado ao longo do conteúdo ou descrição do autor.

Outra forma eficiente é a tradução de conteúdos de outras línguas. Dependendo do assunto, muitas vezes só é possível encontrar informações interessantes em outros idiomas. Desse forma, se você utilizar essas referências como base para os seus artigos, pode pedir para o autor da publicação original adicionar o link para a versão do texto em português.

4. Melhore a experiência no seu produto mobile

Atualmente, o principal meio de acesso à internet é pelo celular e por outros dispositivos móveis, como os tablets. Por causa disso, esse se tornou também um importante aspecto ponderado pelo Google, que tem como uma de suas premissas a experiência do usuário. Sendo assim, veja algumas dicas:

  • use a tipografia adequada para facilitar a leitura;
  • deixe o design responsivo para que ele se ajuste à tela de acordo com o dispositivo;
  • cuidado com os pop-ups! Nos celulares, eles são ainda mais incômodos.

Com o advento da internet, é muito difícil ter um negócio sólido sem estar presente na rede. Desse modo, a estratégia de SEO veio como uma forma de melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca, com técnicas que vão desde a criação de conteúdos relevantes com o Inbound Marketing até o aprimoramento da experiência do usuário em dispositivos móveis.

Falamos da importância do Inbound Marketing na estratégia de SEO, certo? Então, que tal ter a ajuda de uma agência especializada no assunto para planejar, criar e monitorar o seu conteúdo online? Para saber mais, entre em contato conosco!

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