Uma questão que gera dúvida a quem inicia uma estratégia de marketing usando redes sociais é o engajamento no Facebook. Como conseguir que, de fato, seus posts façam diferença? Já sabemos que somente o número de “likes” não significa muito.

Para conseguir engajamento em sua página do Facebook, é necessário um planejamento que, apesar de bem criterioso, está longe de ser complicado, e que com certeza lhe ajudará a conseguir resultados significativos.

A fim de ajudar nessa missão, selecionamos aqui cinco maneiras de gerar engajamento no Facebook. Aproveite a leitura!

Engajamento no Facebook

1. Elabore posts imbatíveis

Apesar de não ter foco em imagem, como é o caso do Instagram, o Facebook é uma rede social na qual os usuários valorizam muito o uso inteligente ou bem-humorado de uma imagem.

Um bom exemplo disso é a forma como os memes se difundem nessa rede. Por isso, um bom ponto de partida para seu post é usar uma imagem bem elaborada, que comunique bem qual é o seu conteúdo.

Além disso, não deixe de pensar estrategicamente ao criar as palavras principais do post, sejam as que estarão na própria imagem ou as primeiras frases na descrição dela. Elas devem ser instigantes e prender a atenção dos leitores para que cheguem até o fim da leitura.

2. Ensine algo aos seguidores para mais Engajamento no Facebook

A ideia de um conteúdo relevante passa muito pela educação. Quando dizemos isso, significa que sua página deve ensinar algo novo e relevante para seus seguidores, ainda que o assunto não esteja necessariamente relacionado ao seu produto.

Assim, uma página de uma indústria de bebidas pode, por exemplo, postar um conteúdo que ensine a destinar adequadamente latas e garrafas vazias, reduzindo o impacto ambiental. É um assunto pertinente, que vai ajudar o público e que, ainda que indiretamente, se vincula ao seu produto.

3. Publique nos horários de maior audiência

De nada adianta ter um post perfeito nas mãos se você publicá-lo para ninguém, certo? Seu público-alvo, como qualquer outro, se engaja a certos conteúdos em horários determinados. Portanto, é nesses períodos que você deve lançar seus conteúdos no Facebook.

Uma coisa importante a se observar é que alta frequência nem sempre significa alto engajamento. Você pode utilizar uma ferramenta que indique que o maior número de acessos ocorre na faixa compreendida das 11h às 17h, de terça-feira a quinta-feira. No entanto, o compartilhamento de certo tipo de conteúdo pode ocorrer de forma mais vigorosa por volta das 13h.

Assim, conhecendo sua audiência, procure aplicar testes para saber qual será o melhor horário, desprezando aqueles períodos já dados como pouco produtivos nas pesquisas sobre acessos à rede social. Dessa forma, você terá os melhores horários para gerar engajamento no Facebook da sua empresa.

4. Incentive a participação dos seguidores

A resposta dos usuários do Facebook a um post dificilmente ocorre de forma espontânea. Assim, no final de todo conteúdo, peça uma ação do seu seguidor, como comentar, compartilhar, dividir opiniões ou experiências ou até mesmo marcar algum amigo ou amiga na postagem.

Sua audiência também pode ser provocada com a utilização de pesquisas, por meio de sorteios e concursos culturais. Esse tipo de conteúdo sempre gera um grande engajamento.

5. Responda seus seguidores

Nunca deixe seus seguidores sem uma resposta. Sua página ou seu produto pode ter recebido uma crítica negativa, um seguidor pode ter feito um comentário ofensivo e, nesses casos, é importantíssimo que sua marca se posicione.

Sempre tenha a sua brand persona por trás de cada resposta. Assim, você manterá um discurso coerente e alinhado à cultura da empresa. Essa consciência é necessária até mesmo nas respostas mais simples, de admiradores ou apenas de interação entre empresa e público.

Essas foram algumas formas de gerar engajamento no Facebook que você poderá colocar em prática ainda hoje. Para saber mais sobre essa rede social, que tal ler sobre os erros que devem ser evitados nela? Garantimos que também será muito útil para você!

Postagens Relacionadas