Inside Sales já é um elemento indispensável nos esforços de vendas de muitas empresas, de tal forma que está em franca expansão, à medida que mais empresas desenvolvem estratégias para se somarem a esse valioso canal de vendas.
Ao longo deste artigo, mostramos o que você pode fazer para garantir uma implementação bem-sucedida de uma equipe de Inside Sales, fazendo com que ela seja eficaz e altamente rentável para o seu negócio.
Estipule as atribuições de sua equipe de Inside Sales
Definir as atribuições do seu time de Inside Sales contribuirá para orientar cada decisão que você tomar, incluindo quem contratar, como oferecer incentivos aos colaboradores e a intensidade necessária de treinamento e supervisão.
Pergunte a si mesmo: as metas de seu time serão direcionadas aos clientes existentes (para reter clientes e fazer upselling, por exemplo) ou ele se responsabilizará por atrair novos negócios? A prioridade de sua atuação será colocada em qual estágio do ciclo de vendas?
Considerações dessa natureza são úteis para estipular não apenas as atribuições principais de seu time de vendas, mas também auxiliará você a tomar outras decisões diretas.
Defina seu processo de vendas
É possível melhorar significativamente o desempenho de sua equipe se você planejar e definir previamente o seu processo de vendas. Surpreendentemente, muitas empresas ignoram essa etapa crucial.
Desenvolver um processo de vendas significa que você elaborou cada etapa pela qual uma venda bem-sucedida deve passar e determinou quais as práticas ideais para cada uma delas.
Saber exatamente o que precisa acontecer durante o processo de vendas permite que você eduque seu time de Inside Sales a respeito das melhores práticas, além de facilitar a tarefa de mensuração e de avaliação das atividades realizadas.
Desenvolva scripts eficazes
Scripts eficazes (treinados, internalizados e aplicados de forma natural) são determinantes para diferenciar as equipes que atingem, regularmente, seus objetivos de vendas, daquelas que fracassam seguidamente.
Como o sucesso em vendas depende, em grande parte, de um conjunto de competências e habilidades que podem ser ensinadas e, portanto, aprendidas, é fundamental oferecer à sua equipe as ferramentas que ela necessitará desde o início de suas atividades.
Grande parte dos desafios a serem enfrentados se repetem cotidianamente, portanto, é preciso dotar sua equipe, o quanto antes, da capacidade de responder eficientemente a quaisquer tendências e objeções que venham a surgir na prática.
Isso ajudará a manter seus colaboradores motivados, fechando mais vendas e melhorando os resultados gerais do seu negócio.
Invista em treinamentos eficazes
Muitas empresas investem mais tempo e recursos em desenvolver produtos, serviços e novos procedimentos, do que em preparar seus novos colaboradores, mostrando-lhes como ter sucesso em uma chamada de vendas.
Várias ações podem ser desenvolvidas para oferecer treinamentos que preparem os novos membros do seu time a enfrentar e superar problemas que, inevitavelmente, surgirão em suas rotinas de trabalho.
Desenvolva capacitações de acordo com as características de seus colaboradores e as especificidades do seu negócio. Lembre-se de que a autoconfiança é um elemento central para o sucesso de uma equipe de Inside Sales. Sendo assim, seja qual for a prática escolhida, garanta que o seu treinamento caminhe nessa direção.
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