Ao trabalhar com marketing digital, você conta com diversos recursos pensados para auxiliar na tarefa de impactar a audiência correta no momento certo. Afinal, contexto é tudo. A ideia de Inbound Marketing é toda centrada nisso: levar o melhor conteúdo para as fatias adequadas do público, tendo conhecimento sobre em qual estágio de consideração da compra estas pessoas se situam. Para fazer isso, basta contar com a ajuda das etapas do funil de vendas.
O que é funil de vendas e por que preciso dele?
A melhor forma de compreender essa ideia é imaginar um funil literal. No topo, mais largo, fica a entrada dos seus clientes em potencial. Conforme consomem o seu conteúdo e se aprimoram, seguem para as etapas seguintes. No estágio final, estão perfeitamente capacitados para fazer negócio.
Para se aprofundar sobre esse conceito, é preciso entender as etapas do funil de vendas. Cada uma delas tem características distintas e, por causa disso, tipos de conteúdo que se destacam mais e devem ser priorizados.
As estratégias empregadas sempre dependem das particularidades da sua campanha, mas o funcionamento do funil de vendas é universal.
Quais são as etapas do funil de vendas?
1. Topo de funil (ToFu)
É nessa etapa que se encontram as pessoas que ainda estão aprendendo sobre as suas próprias necessidades. Boa parte da captação aqui pode vir do Google, então não abra mão de um bom SEO nos seus posts de blog. Nem todos que estão aqui vão caminhar adiante, mas você tem a garantia de que os que prosseguirem são qualificados para se tornarem leads.
Conforme adiantamos no parágrafo anterior, posts de blog são o principal tipo de conteúdo que dá certo na primeira das etapas do funil de vendas. Certifique-se de escolher palavras-chave estratégicas para as suas publicações e trabalhar com todas as normas de SEO para emplacar boas posições nos sites de buscas.
2. Meio de funil (MoFu)
O público que prosseguir no funil chegará ao meio. É lá onde potenciais clientes são impactados por um conteúdo com maior foco em solução, resolvendo os problemas de que estão querendo se livrar. Ainda não é o momento de oferecer o seu produto, mas estamos chegando perto da última das etapas do funil de vendas.
Ao trabalhar no meio de funil, você já pode começar a trazer conteúdo mais especializado ao seu público, mas não exagere. Empregue ainda alguns esforços de posts de blog, mas é possível incluir um ou outro e-book ou infográfico que ajudem a levar a solução buscada pela sua audiência.
3. Fundo de funil (BoFu)
Enfim chega a hora de conquistar a conversão e oferecer abertamente o seu produto para os leads. Essas pessoas são altamente qualificadas, com chances altas de identificação. Elas estão mais informadas e dispostas a tomar uma decisão.
Intensifique a produção de materiais ricos, como e-books, infográficos, templates, webinars e o que mais fizer sentido para as características da sua campanha. Até que seu lead compre de você, é necessário convencê-lo a optar pelo seu produto em vez de um concorrente. Portanto, reforce os argumentos e ofereça comparações objetivas.
Tudo pronto para implementar o conceito de funil de vendas nas suas campanhas e começar a qualificar seus leads de uma forma inovadora? Lembre-se da importância de pensar em conteúdo especializado para cada uma das etapas do funil.
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