Uma parte relevante de uma estratégia de marketing digital consiste em posicionar o site da empresa como um dos primeiros resultados em páginas de busca. Para que isso aconteça, um trabalho cuidadoso de otimização de sites deve entrar em cena, de modo que o site seja bem avaliado pelo algoritmo dos mecanismos de pesquisa.

Quer saber como fazer essa otimização e o que ela pode trazer de positivo para seu negócio? Confira a seguir!

otimização de sites

Como funciona a otimização de sites?

O termo técnico SEO (Search Engine Optimization) designa a otimização de sites para serem bem avaliados por algoritmos de mecanismos de busca — sobretudo, o do Google. O impacto disso para o site é gerar maior número de tráfego orgânico. Ou seja, pretende-se que mais pessoas cheguem à página da empresa ao pesquisar algo que ela ofereça, sem que ela tenha que recorrer a anúncios pagos.

Isso torna a aproximação do usuário com a empresa mais natural — muitas vezes, com caráter mais educativo do que publicitário — e reduz a necessidade de investir em mídia paga.

Como otimizar um site?

Antes de chegarmos lá, vamos falar rapidamente sobre algumas das principais práticas de SEO que ajudam a posicionar bem a página de uma empresa em buscas, e conferir autoridade a ela no momento da pesquisa.

Palavras-chave em evidência

Como o Google sabe que sua página é autoridade em um determinado assunto? Geralmente, isso é feito pela análise do uso de palavras-chave na página e a aproximação delas ao termo de pesquisa utilizado pelo usuário.

Além do conteúdo da página, é importante que a meta descrição dela, bem como sua URL, contenham a palavra-chave.

Carregamento rápido

Um código limpo é muito valorizado pelos algoritmos de pesquisa. Ele promove um carregamento mais rápido dos elementos principais da página, como textos, imagens, que devem ser arquivos leves, de preferência.

Adaptação para mobile

O algoritmo do Google avalia bem páginas que sejam responsivas ou mobile. Isso porque o acesso às páginas de pesquisa por meio de dispositivos móveis tem sido cada vez maior, e páginas não adaptadas geram sérias dificuldades de uso ao visitante.

Qual é a relação entre SEO e visibilidade do site?

Uma presença digital considerável tem sido essencial para obter bons resultados no mercado atual. Isso porque pesquisas na rede têm sido um dos principais meios de se iniciar uma jornada de compras. Publicidade e telemarketing têm perdido seu lugar para métodos em que o cliente em potencial sente que toma a decisão por si próprio, e esse processo gira em torno de pesquisas.

Por isso, se sua empresa não é um dos primeiros resultados disponíveis na página de busca, as chances de o potencial cliente encontrá-la reduzem bastante. Quanto mais bem posicionado, mais competitivo seu negócio é no ambiente digital. Sendo o primeiro resultado, é possível ainda que o usuário se contente com ele e realize a compra.

Sem uma otimização bem feita, é praticamente impossível que um site se posicione bem em buscas. Portanto, descuidar desses fatores é prejudicial para a estratégia de marketing, pois perde-se oportunidades de venda e não há destaque suficiente diante da concorrência, refletindo uma impressão de mau posicionamento no mercado em geral.

A otimização de sites, com isso, é um método imprescindível para que páginas da empresa ganhem maior visibilidade e possam ser encontradas facilmente quando um cliente em potencial busca algo que o negócio ofereça. Quanto mais bem posicionada em buscas a página for, mais oportunidades de negócio ela gera.

Percebeu a importância de ter páginas otimizadas em seu negócio? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e não os deixe de fora!

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