Como otimizar seu conteúdo para a pesquisa por voz?

pesquisa por voz

A tecnologia dos mecanismos de busca aprimorou a experiência do usuário e reinventou a maneira de fazer Inbound Marketing. Ano após ano, é preciso estar atento às inovações desse mercado, para se manter competitivo na busca pela atenção do público. E a novidade para os próximos anos é o investimento na pesquisa por voz.

Com o crescimento no uso de tecnologias mobile, aumenta o número de usuários que se sentem confortáveis em conversar com seus dispositivos, sem usar teclas para fazer as pesquisas. São proporcionais os avanços nos dispositivos celulares e o crescimento das pesquisas por voz.

Um estudo da empresa americana BrightEdge revela que 62% dos especialistas em marketing não possuem planos de implementar a estratégia de pesquisa por voz em seus sites para o próximo ano. Isso se torna mais um motivo para explorar esse “oceano azul” de possibilidades para o SEO.

Se você quer saber mais sobre como aprimorar seu site para atrair o tráfego desse recurso de pesquisa, continue a leitura! Trouxemos informações que demonstram por que a pesquisa de voz vai revolucionar a web nos próximos anos.

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Como funciona o sistema de pesquisa por voz

Todos os celulares e dispositivos de mão são padronizados atualmente com assistentes de voz. Facilitam a pesquisa do público que está ocupado fazendo compras, conversando com amigos e até mesmo usando o banheiro. Permitir ao usuário mobilidade para cumprir múltiplas tarefas enquanto acessa a internet é a principal meta dos provedores de tecnologia ao redor do mundo.

Atualmente a pesquisa por voz é responsável por 20% do volume de buscas do Google, de acordo com estatísticas da própria companhia. Com seu esperado avanço, podemos afirmar que a voz será o fator comum em todas as máquinas interativas, em todos os lugares. Carros, casas, lojas ou qualquer espaço público terão um dispositivo com pesquisas por voz.

Para compreender melhor a materialização desse fenômeno, é preciso saber como esse sistema funciona, a partir da atualização feita em 2013 pelo Google chamada Hummingbird.

A atualização Hummingbird do Google

Essa melhoria foi responsável pela maior inovação implementada pelo Google até hoje. Nem é necessário falar como essa mudança impactou o trabalho e a vida dos desenvolvedores web e produtores de marketing de conteúdo, certo?

O que esse update fez foi enfatizar a pesquisa semântica, visando muito mais a intenção do usuário do que a relevância exata da palavra-chave. Impactou positivamente a qualidade do conteúdo, pois diminuiu o uso de termos soltos em um texto desconexo e aumentou a produção de textos mais relevantes para a audiência.

Esse sistema se apoia no Processamento de Linguagem Natural (PLN) e aprimora cada busca efetivada com a textura da voz, sotaques regionais e interesses de quem a realiza. O sistema começa a compreender as intenções de busca a partir da primeira palavra dita.

Antes dessa atualização, para encontrar uma padaria em determinada cidade, por exemplo, o usuário precisava digitar “padarias no bairro de Moema”. O mecanismo de busca varria a palavra-chave e mostrava o melhor resultado. Hoje, basta clicar no mecanismo de voz e dizer: Google, qual a padaria mais próxima?

Como otimizar seu site para esse modelo

O comércio impulsionado por voz, de acordo com a OC&C Strategy Consultants, atingiu o volume de vendas de 1,8 bilhão de dólares ao redor do mundo no ano de 2017. A expectativa é que, com o crescimento e eficiência desse tipo de busca, os valores cresçam para 40 bilhões até 2022.

Otimizar pesquisa por voz eleva o SEO do site, o deixando mais visível para o público-alvo e futuros compradores. Alguns recursos simples podem ser aprimorados para que fique mais amigável para o Google e o usuário. Algumas mudanças podem facilitar inclusive o Featured Snipet, caso seja uma estratégia de marketing digital desejada.

Utilize expressões orais

Use termos mais próximos da fala coloquial do seu público. Uma boa opção é ter ferramentas que possibilitem adaptar o uso de palavras-chave para perguntas. Elas podem ser o título do post ou incrementar o corpo do texto.

Ao entender o que o seu público mais procura na internet e agir de acordo com o modelo de seu negócio, é possível verificar se a melhor expressão é “onde” “como” “qual” ou “quando”, para atrair mais tráfego qualificado.

Reforce a visibilidade para a pesquisa local

De todo o conteúdo pesquisado em áudio, 22% é direcionado para a pesquisa sobre conteúdo local. Por esse motivo, a adaptação do SEO para voz é importante para pequenos e médios negócios e não apenas para os gigantes do mercado.

Para ter uma estratégia de marketing alinhada à tendência, utilize também o recurso doGoogle Meu Negócio. Criado em 2014, o cadastro é gratuito e favorece a divulgação orgânica dos comércios e serviços regionais.

O recurso permite a interação com o usuário, que pode pontuar e comentar a experiência de compra com o estabelecimento. Isso gera confiança em futuros consumidores e eleva a autoridade e a credibilidade da marca.

Melhore a autoridade do seu domínio

Quanto melhor o SEO do site, com boas lincagens externas e otimização de palavras-chave, mais promissora a página será para o Google. Consequentemente, melhor será seu posicionamento nas pesquisas.

Assim, quem já possui um site bem estruturado para SEO pode continuar se beneficiando dele nas pesquisas por voz. Quem ainda não trabalhou nesse sentido, precisa começar a otimização o quanto antes.

Para elevar a autoridade da página, instale também o protocolo HTTPS como recurso de segurança. Além de reforçar a credibilidade e segurança para o comprador, a atualização também melhora o relacionamento com o sistema de buscas mais famoso do planeta.

Empregue dados estruturados

Há quem diga que melhorar a escaneabilidade não é mais suficiente para melhorar posições no Google. O mecanismo analisa diversos fatores (além do texto) para determinar a relevância de um material.

Assim, utilizar a marcação de dados estruturados (Schema) é importante para destacar informações que não ficam visíveis e constam apenas no código-fonte do site. Esses metadados têm informações embutidas sobre o negócio e são úteis também para a pesquisa por voz, pois o usuário tende a buscar em áudio informações como endereço, horários de funcionamento e afins.

Com isso, nota-se que a pesquisa por voz é importante para a construção do Inbound Marketing, sendo uma grande oportunidade para as empresas otimizarem suas vendas e visibilidade na internet. Com as dicas que acabou ler, você ganha vantagem para começar desde já sua estratégia para pesquisa por voz.

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