Experiência do usuário: por que investir nisso vai aumentar as vendas?

Para que a sua empresa consiga crescer e alcançar ainda mais clientes, é preciso pensar em como essas pessoas se relacionam com o seu negócio: como anda a experiência do usuário, que seus clientes e prospects tem com a sua empresa?

Pense bem: você escuta o que eles têm a dizer? Tenta facilitar o processo de compra? Se você percebe o quanto essas questões são relevantes e quer impulsionar suas vendas, este artigo é para você!

Experiência do usuário

O que é experiência do usuário?

O primeiro passo é entender o que é a experiência do usuário (UX). A UX nada mais é que a forma com que o seu cliente se relaciona com a sua empresa: ele consegue identificar facilmente os elementos do seu site ou loja virtual, por exemplo? Consegue ter acesso a todas as informações que ele precisa durante o momento de pesquisa? Tem facilidade para se comunicar com a sua empresa, encontrar produtos, contratar serviços e resolver problemas?

Tudo isso reflete diretamente na experiência que os clientes e prospects tem com o seu negócio antes, durante e após a conversão.

Qual a importância de investir em experiência do usuário?

A experiência do usuário pode ajudar a sua empresa de diversas formas. Pense em todo o processo de compra do seu cliente dentro da sua empresa: o que ele faz, do momento que ele descobre o seu negócio até o pós-venda junto à sua empresa?

  • Encontrar informações sobre seus produtos e serviços: a experiência do usuário tornará o seu site, blog ou loja online em uma fonte de informação rica e clara para os seus clientes. Com facilidade, eles conseguirão encontrar todas as informações que precisam para a tomada da decisão de compra.
  • Melhorar o relacionamento com os clientes e prospects: a experiência do usuário também permite melhorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes e prospects, por meio do investimento em ações voltadas para a satisfação dessas pessoas junto à marca, produtos e serviços.
  • Aumentar as vendas: com a melhora do relacionamento, facilidade de navegação, encontro de informações e muito mais, você consegue aumentar a lucratividade do seu negócio.

Como investir em experiência do usuário e aumentar as vendas?

Com alguns passos simples, é possível investir em experiência do usuário. Confira três dias que separamos para você:

1. Otimizar o site

O primeiro passo é a otimização do site. Como dito anteriormente, é preciso que os consumidores e prospects tenham facilidade para entender, encontrar informações e navegar pelas suas páginas.

2. Melhorar o atendimento on e offline

Melhorar o atendimento tanto online quanto offline também é fundamental. É preciso ter uma equipe disponível para tirar dúvidas e resolver crises em qualquer um desses ambientes.

O bom relacionamento entre cliente e empresa ajudará a aumentar as vendas, melhorar a reputação da sua empresa no mercado e chamar a atenção daqueles prospects que nem sabiam que você existia!

3. Aproveitar as redes sociais estimulando o engajamento

As redes sociais ajudarão você a engajar com o seu público e, além de tudo podem servir para você levantar informações valiosas sobre o seu negócio:

  • benefícios do seu produto ou serviço;
  • pontos fracos da sua empresa;
  • entender o que os seus clientes esperam do seu negócio;
  • como otimizar suas ofertas etc.

Tudo isso estará diretamente ligado ao seu conhecimento de mercado e vantagem competitiva, aumentando as vendas!

O investimento em experiência do usuário pode acontecer nos ambientes on e offline. Basta lembrar de transformar a experiência dos seus clientes com a sua empresa a melhor possível.

Quer melhorar a experiência dos seus usuários desde o primeiro contato até concretizar a venda? Leia nosso artigo Primeiro contato do lead? Saiba como conquistá-lo.