Planejamento de palavras-chave: qual é a importância dele?

O marketing digital é uma forma de melhorar as vendas do seu negócio. Cada estratégia de marketing digital possui sua especificidade, mas uma coisa que existe em comum em todas elas é o planejamento de palavras-chave.

Esse planejamento é responsável por nortear toda a estratégia e, sem ele, seus resultados podem ficar seriamente comprometidos.

Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto? Este conteúdo vai tirar suas dúvidas!

 

Planejamento de palavras-chave

A importância de um bom planejamento de palavras-chave

O planejamento de palavras-chave é um dos investimentos mais importantes antes de dar início a uma estratégia de marketing digital.

Todas as ações de marketing digital, como redes sociais, marketing de conteúdo, links patrocinados, SEO, etc., dependem de um caminho lógico a ser seguido. Esse caminho é traçado pelas palavras-chave, uma vez que elas são uma forma de entender como o seu público pesquisa sobre seu serviço e produtos, e avaliar como os seus concorrentes também estão trabalhando esses termos.

Os benefícios do planejamento de palavras-chave

Se depois de entender a importância do planejamento você ainda está em dúvidas sobre investir em palavras-chave, confira alguns dos diversos benefícios dessa prática:

Otimiza o seu site para buscadores online

O primeiro grande benefício do planejamento de palavras-chave é a otimização das suas páginas para os buscadores online. Seja seu site, blog ou loja online, é fundamental que você tenha palavras-chave relevantes sendo trabalhadas nos conteúdos.

Essa otimização vai ajudar de duas formas:

  • melhorando o rankeamento para os mecanismos de busca, uma vez que eles identificarão que o seu site é especializado naquele mercado;
  • e, como consequência de um bom rankeamento, aumentará o alcance da sua empresa, pois agora quando os clientes buscarem por uma determinada palavra-chave, é possível que o seu site seja a primeira opção dos usuários nas buscas orgânicas.

Facilita o alcance (e entendimento) do público

O estudo de palavras-chave também influencia no entendimento da sua empresa a respeito do público.

Entender quais palavras são comumente pesquisadas quando se trata do seu mercado de atuação ajudará você a ter uma perspectiva diferente sobre o que a sua empresa realmente vende para essas pessoas, como elas identificam os produtos e serviços e, junto a isso, como você pode otimizar seus produtos para abraçar as necessidades do seu público.

Facilita a mensuração dos resultados

E claro, como tudo no marketing digital pode — e deve — ser mensurado, o estudo de palavras-chave ajudará a mensurar, de forma cada vez mais simples, os resultados das suas estratégias de marketing, uma vez que poderá entender quais palavras estão convertendo mais e reavaliar os esforços realizados.

Tenha uma agência para fazer o planejamento!

Para ajudar você a fazer esse planejamento, é preciso ter profissionais qualificados. Uma agência é ideal para trabalhar essa lista pois ela tem expertise, ferramentas de pesquisa e conseguirá extrair o máximo dos seus clientes e potenciais clientes, por meio de pesquisas bem estruturadas.

Para não perder dinheiro nos seus investimentos em marketing digital, é fundamental ter um planejamento de palavras-chave em mãos. Não deixe coisas importantes para depois, faça o seu agora mesmo!

Este conteúdo foi útil para você? Você tem um amigo empreendedor que também está precisando de algumas dicas? Que tal compartilhar o nosso conteúdo nas redes sociais?