Qualificar leads e aumentar as vendas são alguns dos maiores desafios das empresas que buscam manter a competitividade. Por isso, com o auxílio dos avanços tecnológicos crescentes, as estratégias aplicadas nessa tarefa vêm sendo aprimoradas a cada dia.
Nesse contexto, surgiram novas metodologias, como o inbound marketing, que tem como principal objetivo atrair os clientes para que eles busquem por soluções como as oferecidas pela empresa. Isso é feito por meio de conteúdos que educam os potenciais consumidores de um produto ou serviço.
É aí que surgem os leads. Mas você sabe quem são eles, como qualificá-los e quais benefícios trazem para a empresa? As respostas para essas e outras perguntas você encontrará neste post. Então, continue a leitura e saiba como aumentar suas vendas!
O que é lead?
No marketing de atração ou inbound marketing, a troca de materiais ricos por dados sobre os visitantes que buscam informações no site de uma empresa é uma prática comum e eficiente na prospecção de novos clientes.
Cada visitante que preenche um formulário, com suas informações em troca de um material, é considerado um lead. E quanto mais dados se conseguem a respeito desse lead, mais próximo se chega da sua qualificação, ou não, como possível oportunidade de negócio.
Quais são os tipos de lead?
Os leads percorrem uma jornada, desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio. Chamamos esse percurso de funil de marketing. Os leads no topo do funil são os que trocaram menos informações com a empresa, enquanto os que chegam ao fundo do funil, na maioria das vezes, estão qualificados para venda.
Assim, existem dois tipos principais de leads que você conhecerá a seguir. Confira!
MQL – Marketing Qualified Lead
Durante o processo de nutrição dos leads, eles acabam consumindo uma grande quantidade de conteúdo oferecido pela empresa, que os ajudam a entender que têm um problema a ser resolvido.
Nesse ponto, já percorreram metade do caminho e se pode qualificá-los como possíveis compradores. Porém, ainda precisam de mais nutrição, oferecida pelo marketing, para começarem a pensar em buscar uma empresa fornecedora da solução que precisam.
Esses leads que já forneceram e receberam informações suficientes para que se detecte o seu fit com a persona da empresa, mas que ainda não demonstraram maturidade suficiente para o fechamento do negócio, são os leads qualificados para o marketing.
SQL – Sales Qualified Lead
O processo de nutrição continua sendo feito pelo marketing, até o momento no qual o lead mostra estar pronto para ser abordado pela equipe de vendas. Isso acontece quando ele solicita um orçamento, aceita uma demonstração do produto, ou dá qualquer outro sinal de que está pronto para tomar uma decisão. Essa é a característica que o torna um lead qualificado para venda.
Quais são os benefícios de qualificar leads?
Um dos maiores benefícios de qualificar leads é para o foco da força de vendas, que só é acionada quando o lead já está pronto para comprar. Desse modo, com uma equipe altamente focada na finalização do negócio, os índices de fechamento aumentam consideravelmente.
Outro ponto relevante, é que uma vez educado, o lead entende que precisa daquele produto ou serviço, e na maioria dos casos, ele mesmo procura a empresa para efetivar o negócio.
Qual a importância de uma agência especializada na qualificação de leads?
Uma agência especializada na metodologia tem muitas chances de qualificar um lead mais rapidamente e com mais eficiência, já que por sua experiência, saberá quais materiais oferecer e, ainda, quais perguntas devem ser feitas em troca dos conteúdos. Desse modo, qualificar leads acaba se tornando um processo para a captação de novos negócios e, consequentemente, aumento da base de clientes e do faturamento de uma empresa.
Agora você já entendeu a importância de uma boa estratégia de conteúdo para ajudar a qualificar leads. Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a aumentar os seus resultados de marketing!