Uma das grandes vantagens que veio com a internet foi a possibilidade de mensurar métricas em tempo real e aplicar várias estratégias ao mesmo tempo. Entre esses indicadores, temos o ROI de marketing — lembrando que ROI significa Return On Investiment ou, em português, retorno sobre investimento.

Essa métrica é calculada levando em conta uma fórmula simples:

Ganho obtido – Investimento inicial / Investimento inicial

A partir desse cálculo, é possível ter uma noção realista se a campanha de marketing está sendo bem-sucedida ou se é preciso fazer alterações.

Para ficar por dentro dos 5 principais passos para aumentar o ROI de marketing e ter sucesso nas suas campanhas, continue lendo nosso post!

roi de marketing

1. Foque no core business

Imagine você entrando em um artigo de um blog muito interessante sobre corridas de Fórmula 1 ou dos maiores avanços tecnológicos do século XX. Interessado sobre o tema, vai ver o site do negócio que hospeda o blog e depara-se com uma loja online de produtos naturais para jardins.

Nesse caso, haverá apenas frustração de todos os lados, certo? E pior, houve um gasto envolvido em atrair um potencial cliente que virou apenas despesa. Para uma campanha de marketing alcançar um ROI relevante, é preciso focar no core business da empresa ou, em tradução livre, no cerne do negócio.

Isso não significa que é preciso falar somente do produto ou serviço da empresa — prática que, na verdade, nem é recomendável. Por outro lado, de uma forma ou de outra, toda a atuação do marketing digital — seja na produção de conteúdo, seja no relacionamento com os potenciais clientes, na forma de agir nas redes sociais ou nos influenciadores digitais que podem fazer parceria com a marca — precisa ter uma relação, mesmo que tangencial, com o escopo do negócio.

2. Fortaleça a presença digital

Hoje em dia, quem não está na internet não está no mundo empresarial. Além disso, quem não sabe ou não se preocupa com sua presença digital — ou seja, a forma como a marca se posiciona e se relaciona virtualmente — também está perdendo espaço e tende a ficar para trás.

Uma forma de aumentar o ROI de marketing é consolidar a presença digital da marca, por meio de uma estratégia planejada e uma boa execução. Para citar critérios básicos, é preciso que haja:

  • seller persona bem definida, ou seja, o representante ideal da marca que fala com o público nas redes;
  • escolha adequada do tipo de linguagem;
  • segurança na apresentação de informações.

3. Mapeie os custos operacionais

Considerando que a fórmula do ROI tem diminuição e divisão pelo investimento inicial, fazer o mapeamento desse investimento pode trazer bons resultados para o aumento desse indicador.

Descobrir exatamente quais os custos envolvidos e se há formas de diminuí-los sem alterar a qualidade da campanha ou de aumentar a produtividade sem mexer no montante do investimento são ações que têm influência direta sobre o resultado dessa métrica.

4. Classifique os leads para aumentar o ROI de marketing

Dentro da jornada de compras e utilizando-se do funil de vendas do marketing, é possível guiar o consumidor de parte da audiência total até a conversão de vendas. Esse processo chama-se nutrição de leads, no qual cada etapa determina uma nova classificação.

Assim, classificar os leads é levá-los pela jornada do comprador, por meio das etapas de descoberta, de atração, de ponto de dor, de consideração e de decisão.

5. Faça promoções segmentadas

Uma das formas de aumentar rapidamente o ROI de marketing é criar promoções segmentadas para os diversos tipos de público, visando a uma atração e uma conversão mais imediatas. No entanto, esse tipo de estratégia precisa ser seguida de ações de pós-venda significativas, para fidelizar e engajar os clientes.

Como podemos ver, existem muitas formas de aumentar o ROI de marketing. É preciso agir dentro de estratégias sólidas e embasadas em conhecimento aprofundado, técnico e experiente, que possa fornecer uma campanha de sucesso.

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