Uma das grandes vantagens que veio com a internet foi a possibilidade de mensurar métricas em tempo real e aplicar várias estratégias ao mesmo tempo. Entre esses indicadores, temos o ROI de marketing — lembrando que ROI significa Return On Investiment ou, em português, retorno sobre investimento.
Essa métrica é calculada levando em conta uma fórmula simples:
Ganho obtido – Investimento inicial / Investimento inicial
A partir desse cálculo, é possível ter uma noção realista se a campanha de marketing está sendo bem-sucedida ou se é preciso fazer alterações.
Para ficar por dentro dos 5 principais passos para aumentar o ROI de marketing e ter sucesso nas suas campanhas, continue lendo nosso post!
1. Foque no core business
Imagine você entrando em um artigo de um blog muito interessante sobre corridas de Fórmula 1 ou dos maiores avanços tecnológicos do século XX. Interessado sobre o tema, vai ver o site do negócio que hospeda o blog e depara-se com uma loja online de produtos naturais para jardins.
Nesse caso, haverá apenas frustração de todos os lados, certo? E pior, houve um gasto envolvido em atrair um potencial cliente que virou apenas despesa. Para uma campanha de marketing alcançar um ROI relevante, é preciso focar no core business da empresa ou, em tradução livre, no cerne do negócio.
Isso não significa que é preciso falar somente do produto ou serviço da empresa — prática que, na verdade, nem é recomendável. Por outro lado, de uma forma ou de outra, toda a atuação do marketing digital — seja na produção de conteúdo, seja no relacionamento com os potenciais clientes, na forma de agir nas redes sociais ou nos influenciadores digitais que podem fazer parceria com a marca — precisa ter uma relação, mesmo que tangencial, com o escopo do negócio.
2. Fortaleça a presença digital
Hoje em dia, quem não está na internet não está no mundo empresarial. Além disso, quem não sabe ou não se preocupa com sua presença digital — ou seja, a forma como a marca se posiciona e se relaciona virtualmente — também está perdendo espaço e tende a ficar para trás.
Uma forma de aumentar o ROI de marketing é consolidar a presença digital da marca, por meio de uma estratégia planejada e uma boa execução. Para citar critérios básicos, é preciso que haja:
- seller persona bem definida, ou seja, o representante ideal da marca que fala com o público nas redes;
- escolha adequada do tipo de linguagem;
- segurança na apresentação de informações.
3. Mapeie os custos operacionais
Considerando que a fórmula do ROI tem diminuição e divisão pelo investimento inicial, fazer o mapeamento desse investimento pode trazer bons resultados para o aumento desse indicador.
Descobrir exatamente quais os custos envolvidos e se há formas de diminuí-los sem alterar a qualidade da campanha ou de aumentar a produtividade sem mexer no montante do investimento são ações que têm influência direta sobre o resultado dessa métrica.
4. Classifique os leads para aumentar o ROI de marketing
Dentro da jornada de compras e utilizando-se do funil de vendas do marketing, é possível guiar o consumidor de parte da audiência total até a conversão de vendas. Esse processo chama-se nutrição de leads, no qual cada etapa determina uma nova classificação.
Assim, classificar os leads é levá-los pela jornada do comprador, por meio das etapas de descoberta, de atração, de ponto de dor, de consideração e de decisão.
5. Faça promoções segmentadas
Uma das formas de aumentar rapidamente o ROI de marketing é criar promoções segmentadas para os diversos tipos de público, visando a uma atração e uma conversão mais imediatas. No entanto, esse tipo de estratégia precisa ser seguida de ações de pós-venda significativas, para fidelizar e engajar os clientes.
Como podemos ver, existem muitas formas de aumentar o ROI de marketing. É preciso agir dentro de estratégias sólidas e embasadas em conhecimento aprofundado, técnico e experiente, que possa fornecer uma campanha de sucesso.
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