Você sabia que o Google é o principal meio de entrada de visitantes para a maioria dos sites da internet? Bom, as estratégias de SEO on page e SEO off page são fundamentais nesse quesito!

Para que esse relacionamento seja benéfico para o seu negócio, é necessário implementar estratégias eficientes de otimização. Pensar em SEO significa dedicar seus esforços a tornar o seu conteúdo mais visível para os mecanismos de buscas e, consequentemente, para mais visitantes chegarem até ele.

Você já ouviu falar nesses conceitos? Eles são bastante importantes para a sua estratégia e você aprenderá mais sobre eles a seguir.

SEO on page e SEO off page

O que é SEO on page?

A maioria dos conhecimentos que você possui sobre SEO provavelmente se referem ao tipo on page. São otimizações feitas no seu próprio site que visam torná-lo mais fácil de ser escaneado pelo algoritmo de sites de buscas como o Google.

Iniciativas como escolha de palavra-chave, configuração de meta tags, fazer links internos, ter conteúdos que carreguem rapidamente, entre outras, consistem em SEO on page. Para ficar fácil de lembrar, é só pensar que se refere a tudo o que acontece nas suas páginas.

O SEO on page é vital para a sua estratégia, já que é algo totalmente dentro do seu controle. Está sob o seu poder tudo o que ocorre no seu site, portanto é possível atingir o nível de otimização que você deseja com as estratégias certas.

O que é SEO off page?

Enquanto o SEO on page se refere a tudo o que acontece dentro do seu site, o SEO off page vai pelo caminho oposto. Trata-se de um tipo de otimização que depende de outras fontes externas e, normalmente, estaria fora do seu controle.

O Google se baseia na autoridade dos sites para dar a devida importância a eles nos resultados de pesquisas. Um fator decisivo para isso é a quantidade de links que ele recebe de demais páginas de credibilidade. Pensar em SEO off page significa potencializar esses vínculos.

Com a implementação das estratégias certas, você pode fazer o SEO off page trabalhar a seu favor. Por exemplo, você pode publicar links para o seu site em discussões de fóruns, realizar guest posts em outros blogs e até contar com a ajuda das redes sociais para um impulso a mais. O mais importante, porém, é produzir conteúdo relevante, que gere links naturais para o seu site e autoridade para o seu domínio.

Por que SEO on page e SEO off page são importantes?

Uma boa estratégia de otimização é essencial para qualquer site que queira aproveitar o impulso de visibilidade que o Google é capaz de trazer. Trata-se do principal portal de entrada de visitantes para a maioria dos sites da internet, então você precisa contar com a ajuda dele.

Pensar em SEO on page e SEO off page significa ter essa otimização como prioridade ao trabalhar em suas páginas. Não dá para atuar apenas com uma dessas possibilidades, já que as vantagens somente aparecem quando elas se combinam.

Para o SEO on page, faça uma auditoria das otimizações realizadas no seu site e busque lacunas que necessitem ser corrigidas. Lembre-se da importância de escolher palavras-chave estratégicas, ter títulos e descrições devidamente configurados e links internos relevantes.

Ao trabalhar com SEO off page, você precisa de uma estratégia voltada para conquistar links externos. É importante ressaltar que o algoritmo do Google não aceita qualquer tipo de vínculo como prova de autoridade: os sites em questão precisam ser relacionados por tema.

Vamos começar?

Agora que você já sabe a diferença entre SEO on page e SEO off page, pode iniciar o planejamento da sua estratégia integrada de otimização. Isso significa levar em consideração as particularidades de cada um desses tipos de SEO e aplicar as melhores decisões para que o seu site tenha a própria visibilidade alavancada graças à popularidade do Google.

Gostou do conteúdo? Acesse o site da Mafagafo para continuar por dentro das principais tendências da área de marketing digital e conhecer todas as possibilidades que ela pode trazer para a sua empresa.

Postagens Relacionadas