Quer que seus potenciais clientes encontrem o seu negócio nas buscas online com mais facilidade? Então, você precisa saber o que é Google Meu Negócio. Independentemente do porte da empresa, essa ferramenta pode ser muito útil no desenvolvimento de sua estratégia de marketing.
Isso porque, ao se cadastrar na plataforma, você divulga o seu negócio de maneira gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +. Não faz sentido abrir mão de um recurso tão valioso como esse, não é mesmo?
No post de hoje, aprenda o que é Google Meu Negócio e como fazer o seu cadastro, além de contemplar as vantagens disso. Boa leitura!
O que é Google Meu Negócio?
Criado em 2014 com o intuito de unificar as funcionalidades do Google Places e do Google +, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que disponibiliza informações nos resultados de pesquisa desse buscador. Veja abaixo:
- localização no Google Maps;
- endereço, site, e-mail e telefone;
- horário de funcionamento e de maior movimentação;
- notas e comentários dos clientes;
- fotos da empresa.
Vale lembrar que as empresas que já tinham uma página no Google + foram convertidas de maneira automática para o Google Meu Negócio (em inglês, Google My Business).
Como fazer o cadastro da minha empresa?
O processo de cadastro na plataforma é simples. Primeiramente, acesse o site do Google Meu Negócio e faça o seu login com o mesmo e-mail utilizado no Gmail. Em seguida, preencha as informações solicitadas na aba “Adicionar seu negócio”, como nome da empresa, site e categoria de mercado. Confirme sua autorização para gerenciar a página.
Depois disso, aguarde de 7 a 15 dias úteis para receber, via Correios, o código do Google que deve ser inserido na ferramenta. Com ele em mãos, volte para o painel de controle e siga os passos listados na carta recebida. Por fim, adicione os dados complementares, como horário de funcionamento e uma breve descrição da empresa.
Quais são os seus benefícios?
O principal benefício dessa ferramenta é ter suas informações exibidas para seus potenciais clientes no momento em que eles mais precisam. Assim, você se aproxima deles quando já estão em uma fase mais avançada da jornada de compra.
Além disso, como é possível a inclusão de comentários por parte dos internautas, a interação com o seu público cresce. E, claro, cabe à empresa responder essas mensagens com agilidade e eficiência?
Para completar, a ferramenta fornece estatísticas sobre pesquisas, visitas e navegabilidade do seu site. A partir desses dados, sua equipe de marketing é capaz adaptar o seu negócio às preferências do público, a fim de fidelizá-lo.
Agora você já sabe o que é Google Meu Negócio e quais são as vantagens de cadastrar sua empresa nessa plataforma. Assim, se ainda não fez o seu cadastro, não perca mais tempo e comece a investir na melhoria da divulgação orgânica do seu negócio. Se precisar de ajuda, procure uma agência digital.
Gostou deste post sobre o que é Google Meu Negócio e como cadastrar a sua empresa? Aproveite a visita e baixe o nosso e-book “Marketing digital: passo a passo para iniciantes”!