A forma como as empresas se relacionam com seus prospects e clientes influencia diretamente nos resultados e nos índices de satisfação deles com o negócio. Logo, é preciso encontrar meios de aprimorar os processos, de forma que se consiga aproximar mais a empresa do seu público. No artigo de hoje, vamos explicar como isso pode ser feito, explicando o conceito e como implantar o CRM na empresa. Continue com a leitura pra saber mais!
O que é o CRM e qual é a sua função na empresa?
De maneira resumida, pode-se definir o CRM — ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português — como uma ferramenta que auxilia as empresas a acompanharem melhor as interações que são feitas com os potenciais clientes e os que já fazem parte da carteira no negócio.
Assim, as equipes de marketing e vendas conseguem gerar e organizar informações que permitem se relacionar com seu público de maneira mais precisa e acertada.
Como implantar o CRM na empresa de maneira eficaz?
Essa ferramenta proporciona diversos benefícios para a empresa, quando implantado de forma eficaz. Para que isso seja possível, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira alguns deles:
Defina um planejamento
O planejamento é um ponto fundamental para que qualquer atividade, ou projeto, se torne bem-sucedido. Sua importância se deve ao fato de que é por meio dele que se define as ações que devem ser realizadas, o prazo para cada uma delas, o risco envolvido, entre outras coisas.
Sendo assim, mesmo que seja um pouco mais demorado, é necessário investir tempo e alguns recursos planejando tudo o que será feito, diminuindo as chances de erros e outras falhas.
Mapeie os processos
Outro ponto crucial a respeito de como implantar o CRM está ligado aos processos. Para que um sistema funcione adequadamente, os métodos de trabalho precisam estar bem estruturados, com um fluxo definido de informações e quais são as pessoas e setores relacionados a eles.
Portanto, é preciso avaliar as atividades envolvidas no relacionamento com o cliente — direta ou indiretamente — e que serão contempladas pela ferramenta. Isso envolve identificar falhas, corrigi-las, criar um padrão e formalizar o novo processo para as equipes.
Verifique e organize seus dados
Aqui, o raciocínio é o mesmo da organização dos processos: é preciso criar um padrão que garanta o atendimento às especificações do sistema. Ou seja, é necessário identificar quais informações são necessárias e garantir que elas sejam coletadas e sejam precisas.
Além disso, vale a pena realizar um “saneamento” nas informações armazenadas e garantir que elas possuem um padrão de registro. Um exemplo prático e que pode fazer diferença na hora de gerar e analisar relatórios: a informação de endereço, em que ruas, bairros e cidades podem ser cadastrados com diversas grafias.
Trabalhe a resistência dos colaboradores
Alguns colaboradores sempre são mais resistentes às mudanças. Se isso não for bem gerenciado, pode trazer problemas durante e depois a implantação do sistema, por falta de engajamento.
Apesar do desafio, é preciso expor a necessidade de se utilizar a ferramenta e deixar claro quais serão os benefícios que ela trará — tanto para a empresa quanto para a rotina de trabalho, que se torna mais simples.
Busque uma solução que esteja mais alinhada aos seus objetivos
Existem diversos CRMs disponíveis no mercado e, apesar de os objetivos serem os mesmos, as funcionalidades oferecidas podem variar de uma solução para outra.
Apesar de a personalização ser possível, o ideal é buscar uma ferramenta que esteja mais próxima da realidade do seu segmento. Com isso, ganha-se muito tempo com o processo de implantação, além do sistema ser muito mais eficaz, garantindo um aproveitamento maior.
Com a implantação e a utilização adequada, o software auxilia equipes de marketing e vendas a conhecer melhor o público da empresa e aprender a se relacionar com eles de acordo com os diversos perfis existentes. É por isso que é preciso ter cuidado em saber como implantar o CRM — caso contrário, a ferramenta pode não oferecer todo o potencial.
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