Não importa o quão boa seja a sua campanha: se você não acompanhar as métricas de Inbound Marketing corretas, vai ficar impossível saber se você está obtendo bons resultados ou não.
Esse é um tipo de iniciativa completamente fundamentado em otimização, então é essencial que você monitore os números obtidos para fazer ajustes quando necessário. Mas, para tomar as decisões certas, você deve olhar para os indicadores certos. São aqueles que conseguem apontar a eficiência dos pontos mais importantes da sua estratégia.
Conheça abaixo as 5 principais métricas de Inbound Marketing para você acompanhar nas suas campanhas:
Taxa de conversão
Esse número mostra o quanto a sua campanha de Inbound Marketing está conseguindo transformar meros visitantes do seu site em leads. O objetivo, então, é que ele seja o mais alto possível, o que mostra que as estratégias aplicadas estão gerando identificação com o público e obtendo engajamento dele.
Em média, a maioria dos sites conta com uma taxa de conversão de 1% a 3%, mas cada indústria possui suas particularidades.
Leads
O objetivo principal de toda campanha de Inbound Marketing é gerar leads. É a partir desse número que você consegue determinar o quanto as pessoas estão se interessando pelo que a sua empresa oferece.
Pode ser que nem todos os seus leads estejam prontos para comprar de você ainda, mas podem chegar até esse ponto após a devida nutrição. Além de contar com um número alto, o ideal é que os seus leads cresçam periodicamente.
Número de visitantes
Para que seja possível aumentar cada vez mais o número de pessoas que entram no seu fluxo, é preciso ficar de olho no indicador de visitantes que passa pelo site.
Essa é uma das métricas de Inbound Marketing que servem para ajudar a pintar um retrato do estado geral da sua campanha. Para obter leads, primeiro você tem que contar com visitantes.
Tempo gasto no site
Capturar a atenção do seu público é essencial para que ele se transforme em leads. Uma das métricas de Inbound Marketing que conseguem expressar esse valor é o tempo gasto no seu site. Se as pessoas estão ficando pouco tempo no seu conteúdo, significa que não o estão lendo e dificilmente haverá conversão aí.
Você precisa fazer um estudo aprofundado sobre as expectativas da sua audiência para desenvolver um material que ela queira ler.
Oportunidades de venda
Quando os seus leads têm mais qualidade, significa que as suas oportunidades de venda serão excelentes. Das métricas de Inbound Marketing, essa se refere a quem está no fundo do funil de vendas, no nível mais qualificado possível para comprar de você. Esse número precisa ser monitorado para saber o quanto a sua campanha consegue direcionar pessoas até o final desse fluxo.
O monitoramento das métricas de Inbound Marketing corretas será determinante para o sucesso das suas campanhas. É a partir dos números certos que você saberá quais áreas da sua estratégia precisam de ajustes e as que necessitam ser intensificadas. Não deixe de fazer um acompanhamento periódico, assim você consegue acompanhar sua evolução ao longo do tempo.
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