A importância de integrar a ferramenta de automação com o CRM da empresa

ferramenta de automação

O que você sabe sobre ferramenta de automação? Bom, sabe-se que marketing tem como objetivo divulgar produtos e serviços e atrair consumidores para a empresa; já o setor de vendas é responsável por transformar os potenciais clientes em clientes, de fato.

Contudo, um dos grandes problemas para o alinhamento dos times se deve, principalmente, ao uso de ferramentas diferentes. Nesse contexto, uma excelente alternativa que pode solucionar esse impasse é a integração do CRM com a ferramenta de automação de marketing. Quer entender melhor sobre as vantagens dessa união? Então continue a leitura para conferir!

ferramenta de automação

Por que integrar CRM e ferramenta de automação?

Acompanhamento do lead pelo funil de vendas

Com as equipes integradas utilizando a ferramenta de automação, é possível que todos os envolvidos entendam melhor a evolução de um lead (potencial cliente) no funil de vendas — desde a sua entrada na base de contatos até o momento que o lead demonstra interesse em algum produto ou serviço.

Assim, a equipe de marketing consegue preparar o consumidor para a próxima etapa; os vendedores, por sua vez, saberão exatamente quando e como abordar um possível cliente. Com a venda concluída, os colaboradores do marketing se manterão a postos para o estágio seguinte: a fidelização do cliente.

Percebe como é um ciclo e que cada time tem seu papel essencial para o retorno positivo da estratégia?

Visualização de resultados

Quando as equipes trabalham de forma separada, com caminhos e processos diferentes, é praticamente impossível calcular a avaliar os resultados de uma campanha de marketing. Afinal, como o setor de marketing saberá o ROI (retorno do investimento), por exemplo, sem saber o número de novos clientes obtidos por determinada ação?

Com a integração da ferramenta de automação e o CRM, fica muito mais fácil fazer esse acompanhamento, visto que os relatórios das duas ferramentas ficarão disponíveis para ambos os times.

Comunicação entre os times

Quando os procedimentos são feitos de forma separada, é muito comum que ocorra ações duplicadas para um mesmo cliente, o que é péssimo. Afinal, além de fazer as equipes perderem tempo, o contato recorrente para dizer a mesma coisa, como o envio de e-mail marketing de boas-vindas e, logo depois, uma ligação de um vendedor, pode irritar o consumidor, gerando resultados negativos para a empresa.

Com a junção, a comunicação entre as equipes é muito mais fácil e eficiente, evitando que um mesmo cliente seja abordado diversas vezes.

Fidelização do cliente

O atendimento é fundamental quando o assunto é fidelização. A partir da integração das ferramentas, é possível que ambos os times acompanhem o perfil e o comportamento de cada consumidor de forma mais profunda. Desse modo, o vendedor se comunica e entende melhor as necessidades do cliente, e a equipe de marketing consegue fazer ações de pós-vendas mais direcionadas, de acordo com as preferências do seu público.

A integração da ferramenta de automação com o CRM da empresa é fundamental para que as equipes de marketing e vendas estejam bem alinhadas e informadas de quando e como devem agir. Além disso, o processo se torna mais ágil e assertivo, já que o setor de vendas, por exemplo, não precisará perder tempo com leads que não são qualificados. E o resultado de tudo isso é óbvio: um aumento considerável no faturamento da sua empresa!

Sendo assim, lembre-se de contar com o apoio de uma agência digital qualificada para realizar as ações de integração da forma mais eficaz possível. Afinal, com bons profissionais de marketing digital e inbound marketing, é possível traçar estratégias adequadas e pertinentes para a sua empresa.

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