O primeiro contato do lead é uma oportunidade única, mas, ainda assim, um momento de incertezas, mesmo considerando que, no Inbound Marketing, esse cliente potencial possivelmente já deu sinais de que está interessado no produto da empresa.
Conquistar um cliente já em uma conversa inicial é importante para o prosseguimento da jornada do consumidor. Se o lead perde o interesse na empresa nesse primeiro contato do lead, a chance de retomar uma negociação é quase nula.
Neste artigo, vamos explicar as melhores estratégias para quem quer aprender a conquistar leads no primeiro contato! Boa leitura!

Primeiro contato do lead

Antes de abordar o lead

Em uma empresa que adote o Inside Sales, quando um lead dá sinais de avanço no funil de vendas, é hora da intervenção de um vendedor. Em alguns casos, o primeiro passo será dado pelo próprio lead, que já estará bem interessado nas soluções da companhia e solicitará o contato comercial.

Mas não se afobe nessa etapa. Como tudo que envolve o Inbound Marketing, o primeiro contato do lead é realizado com muita paciência, preparação e estratégia.
Logo, se ele entrou em contato com a empresa, combine de retornar a ligação e aproveite o intervalo de tempo para pesquisar o máximo possível sobre esse lead. Se for contrário, melhor ainda: só inicie a conversa quando estiver pronto para isso.
Estar pronto significa conhecer ao máximo o lead, saber quais são suas motivações e o seu perfil de consumidor. Estude o mercado e a área de atuação da empresa dele e detalhe seu negócio. Por fim, parta para a elaboração de um plano de ação com base nos dados coletados.

Iniciando o primeiro contato do lead

Não tenha a ambição de já fechar o negócio em uma conversa inicial com o lead. Isso pode até acontecer, mas é altamente improvável. Pelo contrário, tenha como objetivo principal neste contato o estabelecimento de uma conexão forte.
Tente gerar uma empatia inicial com uma conversa amena e apresente as soluções que você está oferecendo rapidamente, mas não tente vender nada por enquanto. Seja um bom ouvinte. Espere o cliente se apresentar ao máximo e extraia mais dados sobre ele. Quanto mais ele comunicar, maior costuma ser o seu interesse.
Quando for sua vez de falar, estabeleça laços diretos nas suas frases com o que o cliente já revelou na conversa e nas suas pesquisas.
Se esse lead já reconhece qual problema ele tem que sua empresa pode resolver, cite exemplos de como já fez ou fará isso, preferencialmente contando algum case de sucesso. Gere credibilidade e se preocupe em passar uma boa impressão.

Seguindo os próximos passos

Ao final do primeiro contato com o lead, a expectativa é que ele esteja animado com o produto da empresa. Se a relação estiver boa e a oportunidade também, é hora de marcar mais uma conversa, dessa vez com o objetivo de fechar o negócio.
Nesse novo encontro, continue sendo cordial e correto. Mais uma vez, não force a barra, mas já apresente mais sobre as soluções da sua empresa e como ela será essencial ao negócio do prospect.
Por outro lado, dependendo do desfecho, a melhor estratégia para ser tomada não é insistir no lead, mas sim de desqualificá-lo, o que significa removê lo da ordem de prioridades e focar em outras oportunidades.

Agora que você já descobriu como conduzir o primeiro contato do lead, aproveite para seguir nosso Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, para ficar por dentro dos melhores conteúdos de inbound marketing e empreendedorismo!

Postagens Relacionadas