Boa parte das teorias da comunicação e do design destacam o poder das imagens e como elas podem influenciar comportamento e aceitação por parte dos interlocutores. Quando falamos de marketing de conteúdo, a imagem se torna parte fundamental no processo de atração e conquista de leads — e uma forma de fazer isso é por meio de infográficos.
Está nos números: segundo alguns dados do Kissmetrics, peças de conteúdo que contenham imagens relevantes atraem 94% mais visualizações do que materiais que não as contenham. Se ainda não se convenceu totalmente, separamos abaixo 5 benefícios de usar infográficos em sua estratégia de marketing de conteúdo. Acompanhe!
1. Infográficos prendem a atenção
De acordo com estudos do Nielsen Norman Group sobre eyetracking (“rastreio do olhar”, técnica que analisa os caminhos e pontos de atenção do usuário em uma tela), imagens que carregam informações consigo são mais atraentes e fazem com que leitores prestem mais atenção ao conteúdo.
Em uma economia digital baseada na captura dos mínimos momentos de atenção, como é a nossa atual, ter o privilégio de conquistar um pouco mais do tempo do usuário é o diferencial para o sucesso nas estratégias de marketing de conteúdo.
2. Ajudam em guias online
Educar o público para o uso correto de determinado produto ou serviço é um grande desafio da comunicação e do marketing, principalmente quando falamos em ferramentas inovadoras.
Nesse sentido, o uso de infográficos se mostra uma estratégia eficiente no processo de “guiar” o usuário dentro de um sistema de regras ou de ações. Segundo este artigo, com dados divulgados pelo Hubspot, usuários guiados por meio de ilustrações têm 323% mais chances de aprenderem o que lhes foi orientado do que usuários guiados apenas por meio de texto.
3. Conferem autoridade à sua marca
Planejar, formular e produzir um infográfico é uma atividade que demanda tempo, esforços e profundo conhecimento sobre o assunto a ser abordado — e o público sabe disso! Por isso, ao usar um infográfico em sua estratégia de marketing digital, você estará estabelecendo a autoridade da marca sobre o assunto, o que gera confiança e maior possibilidade de engajamento.
4. Fazem sucesso nas redes sociais
Se você usa plataformas de redes sociais de cunho essencialmente visual, como Instagram e Pinterest, fazer uso de infográficos é praticamente uma obrigação. Os usuários dessas redes em específico curtem, compartilham e interagem em massa quando se veem diante de uma peça bem produzida, de bom gosto e com informação relevante.
Ainda no mérito das redes sociais, outro dado bastante impactante, publicado pela Massplanner: imagens e infográficos publicados nas principais plataformas de redes sociais são curtidos e compartilhados 3 vezes mais do que outros tipos de conteúdo. Isso aumenta a visibilidade do seu conteúdo e de sua marca.
5. Tornam o texto mais escaneável
Um dos principais itens de SEO (Search Engine Optimization) e também da maioria das estratégias de marketing digital é a escaneabilidade do conteúdo: isto é, a “facilidade” que o usuário tem de saber do que se trata o texto e o que esperar dele apenas com uma rápida olhada geral. Um infográfico bem planejado e produzido ajuda nesse aspecto, tornando o conteúdo mais agradável e atrativo para todos os públicos.
Como você pôde inferir, os infográficos são uma das ferramentas mais eficientes na conquista de autoridade, visibilidade e engajamento por parte do consumidor, aspectos também visados pelas técnicas de inbound marketing de forma geral.
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