Há uma gigantesca variedade de estratégias de marketing e vendas, no entanto, uma opção que tem chamado a atenção é a união desses dois setores em uma empresa.

Conhecida como Vendarketing, tal união tem como propósito conquistar resultados mais satisfatórios a partir da troca de informações e da junção de forças complementares entre os profissionais de cada departamento.

Os benefícios de investir nessa integração são bastante significativos. Afinal, analisando friamente podemos afirmar que o trabalho feito pelo marketing tradicional e pelo digital só se torna completo quando o pessoal de vendas consegue traduzir isso em clientes.

Quanto ao trabalho de vendas, esse é dependente da capacidade de atração dos profissionais de marketing.

Portanto, unir as duas equipes resulta em um trabalho muito mais completo. Contudo, alinhar marketing e vendas pode parecer um grande desafio. Por isso, trazemos para você algumas formas de fazer essa união! Confira e boa leitura!

marketing e vendas

Estabelecer metas

É indispensável que se crie metas a curto, médio e longo prazo, que possam ser alcançadas em conjunto pelas equipes. É fundamental que esteja claro quais são as funções de cada equipe e em quais momentos os profissionais vão precisar interagir.

Cada departamento costuma ter as suas próprias metas. No entanto, a definição das métricas de resultados precisa ser feita levando em conta o impacto do trabalho de um time no outro.

O ideal é que dados de leads com contatos a serem feitos diretamente com a equipe comercial, acessos no site, interação e dados de marketing, sejam analisados em conjunto pelas duas equipes.

Dessa forma, as ações estratégicas de planejamento de vendas e de comunicação tendem a reter mais clientes para a organização. Afinal, todo conhecimento compartilhado e multiplicado passa a ter crescimento como resultado.

Facilitar e incentivar a comunicação interna

Com certeza, um fator indispensável para que se consiga uma verdadeira integração entre as equipes de vendas e de marketing é a comunicação.

Os gestores devem apostar em sistemas integrados, reuniões presenciais, chats de comunicação interna, dashboards de controle compartilhados e outras maneiras que facilitem o contato entre os times e a troca de feedbacks.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Para que a integração entre os departamentos aconteça com alinhamento de metas e com comunicação, as empresas podem fazer uso da tecnologia.

Ferramentas e plataformas digitais tendem a unificar os processos e pessoas também no mundo corporativo. Uma dica muito valiosa é usar sistemas de CRM que sejam integrados aos vendedores e às funções de marketing digital.

Dessa forma, ambas as equipes vão poder identificar as melhores oportunidades para uma interação direta com o cliente.

Acompanhar métricas relevantes

Uma escolha bem-feita das métricas que vão servir como KPIs (Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho) é um outro fator que jamais pode faltar.

Acompanhar métricas que não sejam apropriadas para conseguir o tipo de informação necessária para os times podem acabar com todo o trabalho já realizado. Por isso, fazer a escolha dos indicadores que sejam coerentes com os objetivos propostos e segui-los de perto é indispensável.

Cada time de profissionais pode escolher as métricas que estão relacionadas à sua etapa do trabalho, já que sabem a melhor forma de avaliar essas métricas e estão costumados a acompanhá-las no dia a dia.

Definir um SLA

O SLA (Service Level Agreement) é um modelo de contrato que os times de vendas e de marketing formam quando optam por trabalhar de maneira mais próxima.

Tal acordo tem tudo o que foi afirmado na reunião inicial, servindo para auxiliar todos a relembrar as suas responsabilidades dentro do planejamento. O SLA, por funcionar dessa forma, impede que as expectativas das equipes fiquem desalinhadas com o passar do tempo, evitando que uma culpe a outra por possíveis problemas de desempenho.

Logo, o SLA é imprescindível para alinhar marketing e vendas, de modo que os resultados venham sem problemas.

Enfim, marketing e vendas funcionam muito mais quando estão juntos do que separados. Esperamos que, com essas dicas, você possa começar a dar os primeiros passos para obter resultados melhores no seu negócio!

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