Toda empresa precisa planejar bem a sua estratégia para atuar no mercado, já que, nos dias atuais, é inadmissível dirigir negócios na base do improviso, ainda mais quando o assunto é a sua estratégia de marketing.
Mas a pergunta que vem à mente dos pequenos empresários que contam com recursos limitados para investimentos é: afinal, é realmente necessário documentar minhas estratégias de Marketing Digital?
Neste post, vamos responder esta pergunta e vamos dar 4 dicas de como documentar estratégias de marketing na sua empresa. Vamos lá?
Por que devo documentar minha estratégia de marketing?
Para o sucesso de qualquer planejamento, é necessário documentar cada etapa desenvolvida, visto que a documentação possibilita visualizar as falhas e os pontos que precisam ser melhorados.
Quando falamos em estratégias de marketing, quanto maior o número de pessoas envolvidas no projeto, maior é o risco de perda de informações. Assim, documentar as estratégias permite que toda a equipe se mantenha alinhada aos objetivos, aos processos e aos resultados alcançados.
Como realizar essa atividade?
1. Documente tudo — até o brainstorming
A estratégia é composta pela definição do plano de ação para a conquista dos objetivos pré-definidos, logo, é necessário tê-los claramente estabelecidos, pois eles serão necessários para definir as métricas que serão acompanhadas.
Podemos afirmar que este é um dos momentos mais importantes do planejamento estratégico — este é o momento de definir quais são as metas, qual é o público-alvo e por aí vai.
Por isso. é importante escrever tudo o que é relevante para a empresa, até mesmo a “tempestade de ideias” que tenha ocorrido em meio ao planejamento. Muito provavelmente estas ideias que surgiram no brainstorming poderão ser úteis em outras oportunidades.
2. Crie registros em atas
Em todas as etapas, seja de planejamento ou de execução, é importante anotar pontos importantes tratados em reuniões ou em discussões. A criação de um relatório bem escrito poderá conter informações valiosas para o planejamento da estratégia de marketing que, muitas vezes, pode ter passado despercebido.
Estas atas são excelentes para transcrever o desenvolvimento dos processos de execução. Assim, ter posse dessas informações permite que outros profissionais possam analisar o desempenho de cada etapa de execução da estratégia.
A cada reunião, escolha uma pessoa responsável para anotar pontos relevantes tratados na reunião ou que cada participante faça anotações e depois consolide em um único documento.
3. Crie um calendário editorial
Se seu planejamento conta com estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, a criação do calendário editorial é importante para a gestão da publicação de conteúdos.
Nele, você mantém controle sobre as pautas, evitando a duplicidade de publicações, estabelece datas de produção e de publicação de conteúdos e alinha os profissionais envolvidos com os objetivos estratégicos do planejamento.
Com esta documentação, é possível planejar com antecedência, saber tudo o que já foi publicado ou até mesmo ter novas ideias de publicações futuras.
O calendário editorial ajudará o empresário ou o profissional de marketing a planejar a criação, a relevância e a frequência dos conteúdos de acordo com cada etapa do funil de vendas.
4. Utilize o armazenamento em nuvem
A utilização do armazenamento em nuvem facilita a guarda de documentos, sendo que um dos principais benefícios é a versatilidade na hora de ter acesso ao documento. Exatamente pelo fato de não estar restrito apenas para acessar em um único dispositivo, a nuvem permite visualizar documentos em qualquer lugar.
Vale lembrar que o marketing é um departamento que possui uma grande quantidade de material — textos, relatórios, imagens ou vídeos. Por isso, uma preocupação é a segurança desses arquivos.
A guarda deles na nuvem permite uma maior segurança do que se estivessem guardados em computadores, pois corre o risco de perda de informações por decorrência de hardware danificado ou contaminação por vírus, por exemplo.
Documentar a estratégia de marketing é essencial para saber com exatidão o desempenho das ações executadas e também permite ao empresário tomar as melhores decisões para o seu negócio. Isso evita custos de marketing desnecessários e ineficazes.
Se você gostou deste post e quer aplicar no seu plano de marketing, leia também o nosso artigo: Plano de Marketing Digital: o que NÃO pode faltar na sua estratégia.