Inbound Marketing é a estratégia de atrair potenciais clientes por meio da disseminação de conteúdo relevante na Internet.
Por meio da criação da persona, arquétipo do cliente ideal de uma empresa, é viável estudar o perfil e desenvolver conteúdos de seu interesse, monitorando as métricas que estão sendo obtidas.
No Inbound Marketing, é possível acompanhar o lead durante todas as etapas do processo de compra. E, muitas vezes, isso acontece em tempo real, otimizando as chances de a empresa tomar uma atitude frente a determinadas ações, o que pode impactar positivamente, aumentando as taxas de conversão.
Mas organizações de diferentes tamanhos e segmentos podem se beneficiar do Inbound Marketing? A resposta é sim! E agora vamos explicar o porquê. Continue a leitura e entenda!
O Inbound Marketing é indicado para empresas que procuram por economia
Todas as empresas, em algum momento, precisam reduzir custos. Mas, ao mesmo tempo, querem continuar a ter visibilidade no mercado. Uma das vantagens de trabalhar com estratégias de marketing digital é o seu preço reduzido em relação ao marketing convencional feito em revistas, jornais e, até mesmo, na televisão.
Além dos baixos custos, a estratégia se torna mais efetiva, uma vez que é possível conhecer as necessidades dos seus clientes e mapear todo o processo de compra do usuário, desde a descoberta da existência de um problema, passando pela consideração de alternativas, até a efetivação de uma compra.
Analisar as informações que são coletadas por meio do funil de nutrição possibilita saber onde exatamente os clientes foram perdidos, gerando oportunidades de recriar as estratégias e os conteúdos que estão sendo utilizados. Entenda, a seguir, algumas das vantagens do Inbound Marketing.
Transformação de leads em clientes
O Inbound Marketing é um dos métodos mais eficientes para se comunicar com clientes cada vez mais informados e exigentes. Além de ser menos agressivo, o objetivo inicial é educar e nutrir leads, o que, consequentemente, aumenta tanto a credibilidade quanto a visibilidade da empresa, fidelizando os clientes à sua marca e fazendo com que eles não realizem apenas uma compra.
Quando uma marca é autoridade no mercado em que atua e mantém uma comunicação clara e direta com os seus consumidores, o próprio cliente vem em busca das novidades que são lançadas. Além disso, ele também faz questão de indicá-la para pessoas de seu ciclo social, em razão da qualidade do trabalho ofertado.
Corporações que operam com essa estrutura diminuem seus investimentos em divulgação e otimizam o trabalho das equipes de vendas, gerando aumento nos lucros — ação que pode ser validada no monitoramento das métricas.
Melhora do relacionamento com os clientes
Estratégias que melhoram a experiência de compra de um cliente são sempre válidas — e o Inbound Marketing é uma delas! A solução propõe melhorar a experiência de compra do usuário, eliminando o alto volume de conteúdo promocional, não sendo evasivo e nem causando irritação e incômodo ao cliente.
Os relacionamentos com clientes podem ser formados de várias maneiras diferentes, por meio, por exemplo, da facilitação do contato entre o cliente e a empresa, da oferta de um serviço de atendimento de qualidade, da execução de um pós-venda, da disponibilização de um conteúdo interessante ao seu público, da consolidação de uma presença digital forte por meio de blogs e redes sociais e demais ações que influenciem positivamente a imagem institucional da organização.
Quer saber mais sobre o Inbound Marketing e sobre o que ele pode fazer pela sua empresa? Então entre em contato conosco!