O principal objetivo das landing pages é gerar uma conversão. Seja o preenchimento de um cadastro em troca de um conteúdo ou uma venda propriamente dita. Levar um lead até ela, nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, é preciso otimizar landing page para que ela jamais perca uma conversão.
Um landing page não otimizada faz o lead, que custou tanto para ser atraído, saia sem realizar aquela ação que foi planejada para ele. E isso representa prejuízo para a sua estratégia de atração de novos leads, o que acaba repercutindo diretamente nas vendas da empresa.
Por isso, preparamos este post, que demonstrará dos pontos essenciais que devem ser pensados na hora de otimizar landing page. Quer aumentar suas vendas? Então, continue a leitura e saiba como não perder conversões!
Conheça bem o público-alvo
O primeiro passo de toda e qualquer estratégia de marketing envolve o profundo conhecimento do público que se deseja atingir. Por isso, é muito importante a criação da persona, o modelo de cliente ideal, para que seja possível projetar o seu comportamento na landing page.
Por exemplo, é importante saber por meio de qual dispositivo é mais provável que ele a esteja acessando. Também, se aquela oferta que está sendo feita é atrativa o suficiente para os seus interesses, entre outros detalhes.
Crie uma descrição clara e objetiva para a oferta
Nada mais chato do que clicar em um link para receber algo prometido em uma chamada superatrativa e encontrar um monte de informações desconexas e prolixas. Por isso, é muito importante que a descrição da oferta na landing page seja a mais sucinta o possível e conduza o visitante o mais rápido para o botão de conversão. Então, evite textos muito longos e o excesso de informações que poderão confundir o possível lead.
Insira um CTA irresistível
O call-to-action é o personagem principal da landing page. Quando bem-feito, faz com o que o visitante vá direto ao ponto sem nem olhar para o restante da página. Por isso, use uma cor que destaque o botão do CTA e, além disso, procure usar um texto curto, com verbos no imperativo acompanhados de expressões que gerem urgência, como “agora mesmo”, ou ainda, que sugiram uma grande vantagem para o cliente, como “grátis” ou “exclusivo”.
Não existe uma receita, ao contrário, quanto mais criativas as chamadas, maiores as chances de se diferenciarem e despertarem o interesse do visitante. Porém, certas dicas como as que você acabou de ler, acabam dando uma forcinha para a criatividade.
Evite distrações ao visitante
De nada adianta fazer tudo certinho e colocar um banner colorido, e animado, no header da landing page com link para fora dela. Portanto, lembre-se que, mais do que em qualquer outro lugar, em uma landing page menos é mais. O conteúdo dela não deve ser mais que um título atrativo, uma descrição objetiva, um formulário fácil de ser preenchido, um CTA irresistível e nada mais. Propagandas, nem pensar!
Faça uma oferta equivalente aos dados solicitados
Por fim, e talvez, um dos pontos mais importantes é o formulário. Ninguém quer perder um tempão respondendo a um monte de perguntas em troca de um infográfico, certo? Por isso, evite perguntas abertas que peçam respostas longas e não exagere na quantidade de informações solicitadas, para que o lead não desista do material por sentir a sua privacidade sendo invadida com tantas perguntas.
Como você pôde ver ao longo deste post, otimizar landing page é um processo relativamente simples e que, se for bem-feito, garante muito mais conversões, leads captados e vendas realizadas.
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