Descubra as vantagens de investir em infográficos!

infográfico

Uma combinação eficiente entre imagem e dados, capaz de gerar engajamento e facilitar a compreensão de quem lê. Mais do que isso, o infográfico é considerado uma verdadeira peça de arte e design e seu uso é uma vertente em expansão no Inbound Marketing.

Seres humanos sentem maior atração por elementos visuais, de forma natural, biológica. Um estudo coletado pela Momouth Infographics revela que 90% da informação captada pelo intelecto é oriunda de recursos da visão, restando apenas 10% a ser assimilada pelos demais sentidos.

O uso de imagens chamativas atreladas ao texto é também atrativo, por estimular os dois hemisférios do cérebro. A combinação entre estímulos criativos e racionais é uma das razões dos infográficos serem tão eficientes para as estratégias de Marketing Digital.

E você? Quer saber mais sobre a importância dessa ferramenta e os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio? Confira este post com algumas vantagens e dicas para fazer uma revolução no seu conteúdo a partir dos infográficos.

infográfico

Por que utilizar infográficos?

Em resumo, eles permitem ao usuário uma absorção de conteúdo rápida. Possibilitam a compreensão de informações mais técnicas e complexas, que consumiriam grande tempo de leitura, quando comparados ao formato tradicional. Com conteúdos muito extensos e técnicos, parte da audiência abandona o texto pela metade e o site perde visualizações.

O infográfico é uma fonte de interesse popular e fórmula já conhecida de outros veículos de mídia. As revistas, por exemplo, em matérias sobre Economia ou Política Internacional, inserem esse tipo de imagem em média a cada 400 palavras. Geralmente, nossos olhos priorizam essas imagens ao abrir a matéria, parando para ler o texto somente após essa primeira identificação.

Para reter o cliente por mais tempo em um site, navegando de um conteúdo a outro, o uso dos infográficos é uma boa saída. Além disso, eles reforçam o valor da marca no imaginário coletivo. Sendo assim, invista em artes de qualidade, que levem informação útil e, ao mesmo tempo, reforcem a identidade visual da sua empresa/site.

Como os infográficos otimizam o Marketing de Conteúdo?

Similar ao que acontece nas revistas, as “Thumbnails” (miniaturas de vídeos) do YouTube são outro exemplo do reforço positivo que a associação texto/imagem traz. Os usuários tendem a clicar nos vídeos em função da imagem de capa e não das palavras-chave adicionadas aos títulos.

Valorize a inserção de imagens em seu site, pois assim como na plataforma de vídeos, o Google valoriza conteúdos com maiores taxas de cliques, por considerá-los mais relevantes, deixando-os mais visíveis para novos usuários.

Quando disseminados pela web, os infográficos promovem também a visibilidade da marca, tornando-a conhecida para pessoas que não seriam alcançadas por técnicas de marketing convencionais.

Use-os também como material para captação de leads em sua landing page. Deixe parte da imagem visível para atrair interesse. O usuário pode ter acesso ao restante do conteúdo quando se inscreve na lista.

Por que eles melhoram o SEO?

Os infográficos, quando bem elaborados, são uma fonte de contato direto com a audiência, falam a língua do público-alvo e auxiliam direta e indiretamente na estratégia SEO do site. Seu efeito de alto compartilhamento afeta positivamente o tráfego da página e aumenta a aceitação dos usuários pelos produtos ou serviços da empresa.

A característica viral e espontânea dos infográficos gera também linkagem externa para a página e provas sociais de relevância para o Google, uma vez que várias pessoas mencionarão seu conteúdo ao mesmo tempo no Facebook, Linkedin, Pinterest e outras plataformas de compartilhamento.

Outra vantagem para o SEO é que ele melhora a escaneabilidade do texto, ou seja, se torna mais amigável para os algorítimos de ranqueamento do Google. Se utilizar o infográfico em um de seus posts, experimente alocá-lo no meio de dois blocos de texto. O primeiro com a introdução e o último como conclusão do que foi abordado na imagem.

Como fazer um bom infográfico?

Se puder, contrate a ajuda de um redator e de um designer. O primeiro será responsável pela pesquisa de dados e criação de um esboço das informações a serem transmitidas, enquanto o outro fará o trabalho de arte, unindo criatividade e imagens de grande impacto visual.

Caso não seja possível contar com uma parceria, é possível criar sozinho os infográficos do seu site. Existem bons editores de imagem no mercado e tutoriais que podem ajudar. Alguns sites, como o Canva por exemplo, permitem a compilação de imagens e textos de maneira rápida e intuitiva. Você precisará apenas de um pouco mais de tempo e persistência para aprender a nova habilidade.

Utilize também o infográfico como recurso para reforçar a identidade visual da marca, com o uso de cores relacionadas ao negócio e da inserção do próprio logo da empresa, colocado de maneira inteligente ao longo do conteúdo. Boa parte dos produtores o insere apenas no rodapé da peça, perdendo a oportunidade de valorizar a empresa de maneira lúdica, mas também profissional.

Não se esqueça de fazer a revisão do seu infográfico. Veja se a combinação de elementos está coesa, complementam-se e são agradáveis para a leitura. Aproveite essa finalização e acrescente um call to action estratégico ao seu material. Você pode chamá-lo para “curtir” a empresa nas redes sociais ou entrar em contato com sua equipe de atendimento, por exemplo.

Como eles trazem autoridade para qualquer segmento?

Como já mencionamos, o recurso infográfico gera compartilhamentos e tem maior propensão de viralizar nas redes sociais. E existe um motivo lógico para que isso aconteça.

Ao contrário da comunicação puramente escrita, a combinação da disposição ótica do infográfico leva o público a compreender a informação de maneira assertiva. Uma vez que o aprendizado foi leve e de fácil compreensão, sua tendência natural é compartilhar a boa experiência com mais pessoas.

Por ser um recurso do marketing de conteúdo com eficiência comprovada, o infográfico se incorpora à estratégia de comunicação da maioria das pequenas e médias empresas, em qualquer ramo. Prova disso é o número de imagens desse tipo encontradas tanto na internet como em divulgações tradicionais, no formato de convites, cartões de visitas, jogos ou conteúdos de autoajuda.

Agora, com o material pronto, revisado e criado sob medida para educar e gerar autoridade com seu público-alvo, publique-o de acordo com a sua estratégia. Compartilhe nas redes sociais e aguarde a viralização.

Como já deve ter percebido, o infográfico é uma poderosa ferramenta de engajamento e conversões e pode ser uma ingestão de ânimo e personalidade na sua estratégia de marketing. Quando bem-feito, ele pode atrair mais leads, melhorar o relacionamento com o público-alvo e claro, gerar mais conversões.

Agora que você já sabe como o infográfico pode ajudar o seu negócio, que tal descobrir também como funciona o vídeo marketing e por que ele veio para ficar?