O comportamento do mundo digital nos últimos anos mostra uma realidade: é impossível manter uma empresa relevante e competitiva no mercado sem focar nas tendências do marketing de conteúdo. Afinal, a velocidade e a quantidade de textos, vídeos e infográficos produzidos para internet geram uma overdose de informação no usuário.

Nesse sentido, o público sente que precisa selecionar cada vez mais o conteúdo que consome. Disseminar textos aleatórios é uma prática que perdeu completamente o valor — é crucial produzir informação qualificada. Então, para posicionar seu negócio como “trend” em 2019 e estar um passo à frente da concorrência, veja este guia com as sete principais novidades em estratégias de conteúdo!

Tendências do marketing de conteúdo

Por que investir em tendências do Marketing de Conteúdo?

Atrair tráfego qualificado por meio das táticas de conteúdo é uma necessidade para todas as empresas — até para aquelas quem ainda não sabem disso. A estratégia é baseada na geração de informações relevantes e que cativem um público-alvo, garantindo presença digital para um produto/serviço e proporcionando o engajamento de clientes.

Pessoas em sintonia com o conteúdo mantêm afinidade com a sua marca. A disponibilidade de informação gratuita e que traz benefícios à vida do usuário pode transformar a sua empresa em autoridade no segmento. Esse cuidado também proporciona feedbacks úteis que auxiliam nas melhorias, na qualidade e na eficiência.

O retorno é em tempo real, graças aos canais de comunicação diretos que as estratégias digitais oferecem. Dessa forma, o marketing de conteúdo é, em resumo, uma grande oportunidade de melhorar a relação com seus clientes atuais e de aumentar seu alcance. Assim, você consegue atrair novos públicos e consumidores em potencial.

Quais são as principais tendências dessa área?

Como o marketing de conteúdo é diretamente voltado para o meio digital, suas principais aplicações evoluem constantemente. Afinal, seguem o ritmo intenso das transformações tecnológicas — refletidas no advento das mídias sociais, smartphones, softwares de automação etc. Por isso, fique por dentro das sete principais tendências para 2019!

1. Conteúdo adaptado para pesquisa por voz

Se o Google está investindo nisso, pode ter certeza que esse é o caminho certo para seu negócio também! As plataformas apostam constantemente na interface de pesquisa por voz, que tornam a experiência de busca mais prática para o usuário. Aliás, cada vez é possível falar mais naturalmente com as máquinas para conseguir o conteúdo que se deseja.

Esses dispositivos, por sua vez, têm respondido mais amigavelmente. Implemente esse recurso para otimizar a navegabilidade do cliente e auxiliá-lo na busca por informação, mesmo quando estiver impossibilitado de digitar. Assim, você aumentará as taxas de retenção do usuário, elevará os níveis de SEOe terá uma melhor posição do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

2. Live Streaming

A febre das lives chegou com o Facebook em 2016 e a tendência é que continue com tudo nos próximos anos. Assistir vídeos ao vivo proporciona ao expectador a vantagem de consumir conteúdo em tempo real e gera a impressão de adquirir informação exclusiva — esse é um dos grandes segredos para uma boa experiência.

O usuário tem a sensação de que o material está fazendo parte da sua vida muito antes da dos demais. Esse recurso pode ser utilizado para diversos segmentos e não apenas no entretenimento, como muitos pensam. Engaje a sua audiência com a expectativa de receber um conteúdo de qualidade e exclusivo!

3. Automação de Conteúdo

Os robôs virtuais vão além dos chatbots, com respostas automáticas para redes sociais. Eles são mecanismos essenciais, pois automatizar o atendimento ao cliente, além de reduzir erros e diminuir custos, extrai dados relevantes do consumidor. Isso pode ser utilizado posteriormente para aprimorar as estratégias de comunicação e marketing como um todo.

A automação permite mapear e prever tendências de comportamento do público. O resultado é um conteúdo altamente segmentado, de acordo com a posição no funil de vendas e os parâmetros pessoais de busca. Melhor do que um prospect bombardeado com informação, é um cliente encantado e que não precisou ter sua caixa de entrada lotada para decidir por um produto/serviço.

4. Topic Clusters

O termo é novo, mas certamente é o que você precisa compreender para seguir adiante no mundo do SEO. Topic Clusters ou Grupo de Tópicosem sua tradução literal, é um recurso que aloca termos de busca em agrupamentos, conforme sua relevância e interconexão. E por que isso é importante para o posicionamento da sua empresa?

Google, carro-chefe dos mecanismos de busca, melhora seus algoritmos constantemente para entregar aos usuários os resultados mais relevantes para suas buscas. A ideia é que o produtor deixe o uso desconexo das palavras-chave de lado e comece a construir um material mais expressivo, que dialogue com os termos interconectados pelo Topic Clusters.

5. Parcerias com influenciadores digitais

Esse é um recurso útil não apenas para grandes empresas. O foco também não precisa estar em personalidades muito famosas. Estude a possibilidade de criar campanhas com pequenos e microinfluenciadores digitais. O nível de engajamento do público desses criadores de conteúdo pode compensar — e muito! — a quantidade de seguidores e inscritos que possuem.

Com essa estratégia, você tem contato com outra das tendências do marketing de conteúdo para 2019: a geração de publicidade nativa. Isto é, os materiais promocionais sem cara de anúncio. É a propaganda moderna, que busca retorno financeiro mas sem deixar de agregar valor em contrapartida.

6. Produção de Conteúdo em vídeo

Uma das principais tendências do marketing de conteúdo é a produção de vídeos. A busca por materiais que utilizam recursos audiovisuais reflete que a escrita já não é suficiente para atrair todos os segmentos de audiência na web. Por isso, é preciso investir na produção de vídeos criativos.

Eles devem falar a língua do seu potencial cliente e atrair uma audiência qualificada para o negócio. Você pode diversificar na forma de exposição dessa mídia. Vale investir nas lives (que já falamos acima), na criação de um canal com conteúdo específico do seu nicho e até na exposição de vídeos ao longo do seu site.

Dessa forma, é possível explicar o funcionamento de produtos e serviços, responder dúvidas frequentes ou atrair mais leads com sua landing page. Outra boa estratégia é criar conteúdo de atração, abordando assuntos que gerem engajamento do público. Até porque as plataformas de vídeo se tornaram fortes pontos de entretenimento.

7. Integração de Mídias Sociais e Serviços

Pedir que o usuário preencha longos questionários ou cadastros é algo que não funciona mais. O destino desse tipo de acesso é ser apenas uma opção para os consumidores mais céticos. Proporcione ao cliente a possibilidade de compra ou login em seu site utilizando a integração com redes sociais, como Facebook, Twitter ou LinkedIn.

A principal vantagem dessa prática é que, além de melhorar a relação do usuário com seu produto, você obtém mais dados comportamentais do consumidor. Consequentemente, aprimora a estratégia e o relacionamento com seus clientes. Além disso, consegue entregar conteúdos ainda mais direcionados, levando em conta a realidade da hipersegmentação de público.

Esse foi um resumo das principais tendências do marketing de conteúdo e inbound marketing para 2019. Agora, você já deve estar preparado para adotar essas estratégias e alavancar seus resultados no próximo ano, certo? Lembre-se de ficar sempre antenado para que seu negócio não perca a competitividade.

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