Quem possui um site certamente quer vê-lo no topo do Google e ter milhares de acessos. A quantidade de textos produzidos hoje em dia acirrou a disputa pelas primeiras posições. Mas você sabia que, com a atualização de conteúdo para SEO, você pode melhorar o ranqueamento consideravelmente?
Pense como um usuário em busca de informação: você clicaria em um texto antigo, onde alguns conceitos provavelmente nem existam mais? Ou buscaria a fonte mais recente para se atualizar? A renovação do conteúdo já é importante apenas neste quesito.
E também porque o Google trabalha seus algorítimos constantemente, melhorando a experiência do usuário. Um texto pouco atualizado desce fatalmente para o fim das pesquisas.
Se você não quer que isso aconteça com seu site, mas também não tem tempo para criar todo material do zero, continue aqui e aprenda técnicas simples para atualizar seu conteúdo e manter sua relevância em SEO.
Conhecendo mais sobre SEO
Não basta escrever um texto. É preciso criar conteúdo de qualidade e com recursos que o torne mais amigável para o Google exibi-lo aos seus usuários.
É nessa preocupação que surge a utilização do SEO (Search Engine Optimization). É um recurso de ferramentas e estratégias adotadas em um texto ou até mesmo em um site inteiro, para torná-lo mais atrativo para o Google.
O time de desenvolvedores deste mecanismo de busca trabalha incansavelmente para aprimorar os algorítimos que fazem a varredura de conteúdo na web. Ao final de cada dia, novos recursos são agregados, determinando melhores resultados ao utilizador da busca no dia seguinte.
Bilhões de páginas ao redor do mundo são varridas em busca de novos conteúdos, atualizações, quantidades de acesso, percentual de retenção do usuário, sites fazendo referência a elas (link building), entre outros recursos.
O sistema ranqueia os “melhores” dentre seus mais de 200 critérios e exibe-os nas primeiras posições de busca.
O que muitos não sabem é que conteúdos que não são atualizados deixam de passar por essa varredura, pois o mecanismo se tornou tão inteligente que não perde mais tempo em escanear conteúdos que perderam provavelmente relevância e não acrescentam nada novo na web.
Mais uma razão para começar a revisar hoje mesmo os textos já publicados.
Acrescentando palavras
Um simples acréscimo de palavras em seu texto já é suficiente para o Google encará-lo como conteúdo novo, melhorando sua posição nas buscas?
Muitos acreditam que sim, alguns juram que não.
A verdade é que o SEO não é uma receita pronta ou fórmula mágica. Adicionar um parágrafo ou palavras ao longo do texto pode até favorecê-lo. Mas antes de partir para a ação, cabe avaliar se essa estratégia pode prejudicar a relevância do material.
Veja também se o acréscimo pode alterar a otimização de palavras-chave. Você pode aproveitar o momento e rever também o uso destes termos de pesquisa. Verifique se existem palavras-chave pouco exploradas ou termos de calda longa que podem enriquecer o volume de buscas pelo seu artigo.
Se optar por fazer os adendos, verifique se o conteúdo realmente agrega valor ao usuário. Veja também se o assunto do post permite atualização ou se é um texto temporal, cuja informação valia apenas para determinado ano ou época.
Se você analisou o post e sentiu a necessidade de acrescentar o parágrafo, vá em frente.
Incluindo novas informações para atualização de conteúdo para SEO
Quando pertinente, atualizar seu texto com informações mais recentes sobre o tema, além de melhorar a escaneabilidade do Google para seu site, cativa a audiência e gera credibilidade ao conteúdo que você publica.
As pessoas veem com bons olhos aqueles que têm o trabalho de pesquisar e trazem sempre o que há de mais relevante em determinado tema. Mostrar que você, além de trabalhar para gerar o texto original, foi atrás de informações que o melhore ainda mais, gera pontos (e visitas) a seu favor.
Além do update na informação, altere também a data de postagem. Sua taxa de cliques aumentará, uma vez que os usuários tendem a clicar em textos mais recentes, em busca de um conteúdo mais preciso.
E, mais uma vez, o Google tende a manter artigos com maior taxa de cliques no topo das pesquisas. Uma coisa leva a outra, entende?
Redirecionando URLs antigas
Em alguns casos, na atualização de conteúdo para SEO, compensa efetuar a mudança da URL de uma página, caso o endereço esteja muito extenso, ou pode ser necessário o acréscimo de uma palavra-chave no endereço para otimizar o SEO on page.
Se esse for o caso, não se esqueça de usar o “Redirect 301” para a nova URL. Além de evitar a má impressão do usuário ao clicar em uma página inválida, você também transmite autoridade da página anterior à nova página, sem problemas.
O redirecionamento não é uma tática a ser usada indiscriminadamente. Cabe uma avaliação criteriosa para saber o que mais compensa em cada situação.
Removendo links na atualização de conteúdo para SEO
Todo texto otimizado para SEO é construído com uma boa estrutura de links externos. A linkagem para boas fontes garante credibilidade para o seu texto e melhora a visibilidade nos motores de busca.
Mas você já voltou em textos de 2, 3 anos atrás e conferiu se esses links ainda estão funcionando?
Vez ou outra perdemos alguns direcionamentos externos, acontece. O que não pode acontecer é deixar seu site apontando links inválidos, pois a penalização do Google virá com certeza.
Assim, você pode atualizar seu conteúdo para SEO quando remove estes direcionamentos antigos. Você pode aproveitar e analisar também o link building que está em funcionamento, trocando-o por fontes mais atuais e de melhor credibilidade, quando possível.
Incluindo novas mídias nas postagens antigas
O Google precisa ver que seu conteúdo é novo. Também vai valorizar as provas sociais que mostram a relevância dele.
Quando você revitaliza seu conteúdo com diversas mídias, principalmente os recursos de áudio, vídeo e infográficos, o mecanismo percebe os esforços daquele site em trazer um conteúdo valoroso e amplo para o usuário.
Com esses acréscimos gráficos, seu artigo se torna mais chamativo e propenso ao compartilhamento nas redes sociais, aumentado de forma direta e indireta o tráfego e relevância do seu texto.
Aproveite e faça novas postagens do conteúdo nas plataformas sociais e gere mais engajamento e conversões sobre esse texto já existente.
Enfim, a atualização de conteúdo para SEO pode e deve ser utilizada para qualquer site, requer pouco trabalho e gera bons resultados em tráfego e engajamento. Se precisar de ajuda para essa tarefa ou preferir uma análise aprofundada, que minimize riscos nessa mudança de estratégia de marketing, converse antes com uma equipe especializada e veja quais são as melhores técnicas para seu site especificamente.
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