Entenda como o marketing B2B pode potencializar sua geração de leads

O marketing B2B tem uma abordagem que difere bastante do B2C. Muitas vezes podem surgir dúvidas sobre como atingir esse público específico. Você está preparado para potencializar a geração de leads nessa modalidade?

Neste artigo explicaremos o conceito de B2B e suas principais diferenças para o B2C. Começaremos conhecendo o conceito de ambos, seguido de suas diferenças. A seguir, veremos algumas de suas características. Por fim, aprenderemos a gerar leads nessa modalidade. Continue conosco!

Qual a diferença entre o marketing B2B e B2C?

Business to business (B2B) é o processo de venda de um produto ou serviço entre empresas, enquanto o negócio business to consumer (B2C) ocorre entre empresa e consumidor final.

Quando temos uma firma na posição de cliente, ela tem diferentes necessidades. Podemos afirmar que a relação entre uma empresa e o consumidor final é mais imediata e com maior liberdade de escolhas.

Para o consumidor B2C não há grandes implicações se hoje ele optar por comprar um produto de uma marca e amanhã comprar o mesmo produto de uma marca diferente, que esteja com um preço melhor.

Já o consumidor B2B precisa estar atento ao longo prazo. Ele busca por qualidade e garantias, e tem questionamentos como “o que oferece mais valor à minha organização?” ou “com qual desses produtos minha marca se beneficiará mais?”


Nutrição de leads
Clique aqui

Quais são as características do marketing B2B?

O consumidor B2B é movido pela razão. Abordagens apelativas que costumam ser bastante eficientes no mercado B2C não costumam ter muito sucesso nessa modalidade. Para eles o que vale é a comprovação dos resultados que poderão ser atingidos com determinado produto ou serviço.

Para isso, os empresários utilizam pesquisas, estudos de caso e análises de outros clientes que já atingiram resultados satisfatórios com aquela marca, antes de decidir investir nela o seu capital.

Como gerar leads no marketing B2B?

Gerar leads é primordial para que uma empresa amplie suas vendas. Para o sucesso desse processo há algumas etapas a serem cumpridas. Saiba mais sobre elas nos próximos parágrafos.

No marketing B2B há a necessidade de se entender o perfil do cliente e ter um modelo de validação. A equipe de marketing deve trabalhar em integração com a equipe de vendas para o sucesso da ação. Também é importante realizar ações online, pois estas otimizam os custos e concedem maior controle e previsibilidade sobre as vendas.

Segmente o seu público, que será composto por gestores e tomadores de decisão. Para auxiliar, crie personas que sejam uma representação próxima do perfil ideal de cliente, e utilize sempre a linguagem mais adequada para ele.

Além disso, o uso de ferramentas é altamente recomendado. Entre as essenciais podemos citar um bom CRM para gerenciar os leads, uma ferramenta de e-mail marketing e o Google Analytics para mensuração dos dados.

Por fim, fique sempre de olho nas ações de seus concorrentes. O profundo conhecimento de suas abordagens o ajudará a ser mais competitivo no mercado, além de servir como termômetro para descobrir onde melhorar.

Em resumo, em uma boa estratégia de marketing B2B, o público-alvo deve ser sempre bem compreendido. As ações devem levar em consideração os desejos de uma empresa, com suas necessidades específicas.

E você, tem alguma experiência interessante para compartilhar? Conte para a gente aqui nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *