Embora seja importante atrair novos clientes, é necessário igual esforço para reter e fidelizar os já conquistados. Nesse sentido, surge o marketing para retenção — um conjunto de estratégias que visa garantir que os consumidores voltem a fazer negócio, com maior frequência e volume de compras.

Além de melhorar o faturamento, esse tipo de marketing ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente, aumenta a divulgação “boca a boca” e, ainda, otimiza os custos, já que o investimento com ações para a fidelização tende a ser mais baratas do que as campanhas de atração.

Quer saber mais sobre essa estratégia que promete resultados incríveis? Então, continue a leitura!

Qual a diferença entre o marketing para retenção e o de atração?

Como explicamos, o marketing para retenção corresponde a uma série de estratégias para manter os clientes ativos e fiéis á sua marca, por meio da aproximação e relacionamento.

Já o marketing de atração, como o próprio nome diz, tem o objetivo de atrair o cliente, com ações diferentes do marketing tradicional. Em vez da panfletagem e ligações de telemarketing, outras abordagens — menos invasivas — são utilizadas, como as publicações em redes sociais, posts em blogs e anúncios nos mecanismos de busca.

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Como traçar uma boa estratégia de marketing para retenção? 

Com o conceito de marketing de atração também explicado, deu para entender melhor as diferenças e os reais objetivos do marketing para retenção, certo? Agora, vamos para a prática!

A seguir, mostraremos o que você precisa fazer para traçar uma boa estratégia para reter e fidelizar os seus clientes!

Conheça o seu público 

Para que você acerte nas ações que serão implementadas, é fundamental conhecer os seus clientes, ou seja, seus hábitos de consumo, necessidades, desejos etc.

Nesse sentido, a pesquisa de satisfação é uma das melhores formas para coletar dados do público, bem como analisar de que forma ele se relaciona com a sua marca e, a partir disso, elaborar estratégias mais eficientes.

Invista no pós-venda 

Muitas marcas acreditam que o contato com o consumidor termina quando a compra é efetuada. No entanto, se você deseja reter e fidelizar um cliente precisa investir também no processo de pós-venda.

Para isso, é fundamental saber se as expectativas foram supridas com o produto ou serviço, como foi o atendimento, e questioná-lo se há alguma crítica ou sugestão para melhorar a experiência de compra.

Com essas informações em mãos, é possível entender quais ações, provavelmente, serão mais efetivas para o pós-venda — promoções, descontos, e-mail marketing, criação de conteúdo, entre outras diversas estratégias utilizadas no marketing para retenção.

Crie um bom relacionamento com seus clientes 

relacionamento com seus clientes precisa ser cultivado para que eles, de fato, sejam fidelizados. Portanto, invista em canais de comunicação para escutá-los e ajudá-los no que for preciso. Esteja sempre aberto para a solução de problemas e procure resolver qualquer questão rapidamente.

É interessante também investir em um CRM — Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse sistema possibilita a criação de um banco de dados com informações importantes de todos os clientes (e-mail, telefone e até mesmo histórico de consumo). Dessa forma, fica mais fácil você saber como se comunicar e o que oferecer para o público, de acordo com suas necessidades e preferências.

Além de aumentar o faturamento e otimizar os custos das suas estratégias, o marketing para retenção impacta positivamente o relacionamento entre a marca e seus clientes. Contudo, é preciso conhecer muito bem o seu público e investir no pós-venda, para que a aproximação seja efetiva e, por consequência, faça com que seus consumidores fiquem satisfeitos e voltem a fazer novos negócios.

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