Embora seja importante atrair novos clientes, é necessário igual esforço para reter e fidelizar os já conquistados. Nesse sentido, surge o marketing para retenção — um conjunto de estratégias que visa garantir que os consumidores voltem a fazer negócio, com maior frequência e volume de compras.
Além de melhorar o faturamento, esse tipo de marketing ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente, aumenta a divulgação “boca a boca” e, ainda, otimiza os custos, já que o investimento com ações para a fidelização tende a ser mais baratas do que as campanhas de atração.
Quer saber mais sobre essa estratégia que promete resultados incríveis? Então, continue a leitura!
Qual a diferença entre o marketing para retenção e o de atração?
Como explicamos, o marketing para retenção corresponde a uma série de estratégias para manter os clientes ativos e fiéis á sua marca, por meio da aproximação e relacionamento.
Já o marketing de atração, como o próprio nome diz, tem o objetivo de atrair o cliente, com ações diferentes do marketing tradicional. Em vez da panfletagem e ligações de telemarketing, outras abordagens — menos invasivas — são utilizadas, como as publicações em redes sociais, posts em blogs e anúncios nos mecanismos de busca.
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Como traçar uma boa estratégia de marketing para retenção?
Com o conceito de marketing de atração também explicado, deu para entender melhor as diferenças e os reais objetivos do marketing para retenção, certo? Agora, vamos para a prática!
A seguir, mostraremos o que você precisa fazer para traçar uma boa estratégia para reter e fidelizar os seus clientes!
Conheça o seu público
Para que você acerte nas ações que serão implementadas, é fundamental conhecer os seus clientes, ou seja, seus hábitos de consumo, necessidades, desejos etc.
Nesse sentido, a pesquisa de satisfação é uma das melhores formas para coletar dados do público, bem como analisar de que forma ele se relaciona com a sua marca e, a partir disso, elaborar estratégias mais eficientes.
Invista no pós-venda
Muitas marcas acreditam que o contato com o consumidor termina quando a compra é efetuada. No entanto, se você deseja reter e fidelizar um cliente precisa investir também no processo de pós-venda.
Para isso, é fundamental saber se as expectativas foram supridas com o produto ou serviço, como foi o atendimento, e questioná-lo se há alguma crítica ou sugestão para melhorar a experiência de compra.
Com essas informações em mãos, é possível entender quais ações, provavelmente, serão mais efetivas para o pós-venda — promoções, descontos, e-mail marketing, criação de conteúdo, entre outras diversas estratégias utilizadas no marketing para retenção.
Crie um bom relacionamento com seus clientes
O relacionamento com seus clientes precisa ser cultivado para que eles, de fato, sejam fidelizados. Portanto, invista em canais de comunicação para escutá-los e ajudá-los no que for preciso. Esteja sempre aberto para a solução de problemas e procure resolver qualquer questão rapidamente.
É interessante também investir em um CRM — Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse sistema possibilita a criação de um banco de dados com informações importantes de todos os clientes (e-mail, telefone e até mesmo histórico de consumo). Dessa forma, fica mais fácil você saber como se comunicar e o que oferecer para o público, de acordo com suas necessidades e preferências.
Além de aumentar o faturamento e otimizar os custos das suas estratégias, o marketing para retenção impacta positivamente o relacionamento entre a marca e seus clientes. Contudo, é preciso conhecer muito bem o seu público e investir no pós-venda, para que a aproximação seja efetiva e, por consequência, faça com que seus consumidores fiquem satisfeitos e voltem a fazer novos negócios.
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