4 vantagens que o marketing de performance traz para você

marketing de performance

Quando falamos sobre marketing provavelmente o que vem à cabeça de muitas pessoas é a imagem de banners proporcionais, uma propaganda na TV ou ainda o marketing multinível (aquele de empresas que operam em esquema de pirâmide), o que é bem diferente do marketing de performance que vamos abordar aqui.

Mas o grande queridinho do momento é bem diferente dos tradicionais. O marketing digital é realizado online e afeta os usuários em momentos que eles nem mesmo esperam. Sabe aquele banner que aparece no seu Facebook logo depois de você visitar uma loja online de Petshop? Pois é.

Agora imagine um marketing ainda mais avançado que utiliza todas as técnicas modernas para gerar resultados específicos: estamos falando sobre marketing de performance.

A seguir, vamos explicar melhor esse conceito e trazer 4 vantagens que a sua empresa obtém implementando esse tipo de marketing no seu negócio. Confira!

marketing de performance

O que é marketing de performance?

É uma estratégia dentro do marketing focada em trazer resultados por meio de ações objetivas e mensuráveis ao máximo.

Por esse perfil extremamente analítico, ela é comumente aplicada dentro do marketing digital, onde é possível monitorar em tempo real os resultados de praticamente qualquer ação.

O marketing de performance pode possuir diferentes focos, desde o de trazer um número maior de novos usuários para o seu site até melhorar o relacionamento com o cliente ou ainda, o de aumentar o número de vendas.

Vantagens do marketing de performance

Consegui sua atenção? Definições feitas, vamos às 4 grandes vantagens do marketing de performance!

1. Resultados em tempo real

No marketing digital, principalmente na veiculação de anúncios, é possível acompanhar de forma instantânea os resultados alcançados. Dessa maneira, as tomadas de decisão de gestores e equipes são fundamentadas em dados, tornando-se muito mais assertivas.

2. Metas com ROI

O ROI vem do inglês Return on Investment e informa quanto do investimento que você fez retorna como receita para a empresa.

Como no marketing de performance é possível mensurar todas as ações, conseguimos calcular os gastos das estratégias e o quanto de receita foi gerada, fazendo com que conhecer o ROI da empresa se torne algo relativamente simples.

Por exemplo: A sua empresa almeja um ROI 5 mas as estratégias atuais fornecem um ROI 3. Você vem investindo majoritariamente em e-mail marketing, especificamente em e-mails que oferecem desconto. No entanto, analisando melhor os últimos meses, no mês passado um e-mail que explicava as vantagens do seu produto fez muito sucesso, alcançando um ROI 4.

Ora, para aumentar o ROI vale a pena então testar esse outro tipo de abordagem!

3. Proximidade com o público-alvo

Independentemente do foco do seu marketing de performance, uma coisa é garantida: você estará mais próximo do seu público-alvo.

Para que os resultados sejam alcançados as estratégias devem ser direcionadas para quem realmente se identifica com a sua marca e quer ser o seu cliente, assim como para aumentar o LTV (Lifetime Value) do cliente. Dessa forma o relacionamento com o cliente melhora, ainda que esse não seja o foco direto.

Outras vantagens surgem dessa proximidade, desde o que já mencionamos até outras métricas que ajudam a mensurar a saúde das suas vendas, como CAC e Churn.

4. Otimizações constantes

Como dito anteriormente, todas as ações dentro do marketing de performance são objetivas e mensuráveis, fazendo com que seja possível identificar outros pontos que a sua empresa precisa melhorar.

Por exemplo, vamos supor que o foco do seu marketing de performance é a geração de leads. Analisando os leads gerados, você percebe que 50% deles já conheciam a sua empresa por causa do blog e, averiguando mais minunciosamente, você percebe que 70% de todas as pessoas que acessam o seu blog não chegam a permanecer 1 minuto na página, porque ela demora muito para carregar.

Ou seja, você pode melhorar a estrutura do site, deixá-lo mais rápido e acompanhar o aumento do número de leads qualificados pelo blog.

Com o marketing de performance, a sua empresa cresce mais rápido e de forma harmoniosa, já que as estratégias conversam entre si, para alcançarem importantes resultados.

Nós, da Mafagafo, somos guiados por resultados e podemos ajudar você a traçar estratégias de marketing de performance dentro da sua empresa. Entre em contato conosco para mais informações!