Você está satisfeito com o seu investimento em marketing? Se a resposta for não, já pensou no que pode ser feito para otimizá-lo? Muitos gestores simplesmente cortam ou reduzem o orçamento de marketing quando a resposta correta para alcançar visibilidade é a realocação desses recursos.
Quando você está procurando na web onde investir, as informações muitas vezes são desencontradas ou servem apenas aos profissionais do setor. Por isso, separamos quatro dicas de como otimizar o seu orçamento de marketing. Está pronto?
Saiba o destino do seu orçamento de marketing
Como você está distribuindo o investimento em marketing, hoje? Qual resultado tem notado? Entender como estão sendo gastos os seus recursos é importante para quem deseja reposicionar as verbas e otimizar o orçamento. Para isso, responda a estas perguntas:
- a sua empresa consegue resultados sem anúncios pagos?
- o marketing entrega resultados tangíveis?
- você tem documentação sobre os processos de marketing?
Se a sua resposta foi NÃO para a maioria dessas questões, está na hora de rever a aplicação das suas verbas.
Trabalhe com métricas tangíveis
Quando o marketing da sua empresa não traz resultados ou trabalha com resultados intangíveis e desalinhados com o seu departamento de vendas, é compreensível que ele seja o primeiro afetado quando se pensar em corte de gastos.
Por isso, é importante estabelecer uma métrica comum que sirva para saber quanto a sua empresa está faturando com cada investimento.
Essa métrica é o ROI (Return on Investment ou retorno sobre o investimento). Funciona assim:
ROI = lucro do investimento – custo do investimento/custo do investimento
Com um ROI definido, você tem melhor visualização do destino das verbas dos departamentos. A sua meta com qualquer ação de marketing deve ser um balanço positivo do ROI.
Invista onde o seu público está
O investimento na mídia certa passa por uma questão: onde está o seu público-alvo — ele vive conectado na internet, passa a maior parte do tempo na frente da televisão?
Com essa resposta, o investimento terá foco na conversão do seu público-alvo em clientes, e você não perde tempo nem dinheiro focando canais que não fazem parte do cotidiano do seu comprador.
Foque o que estiver gerando resultado
Não é fácil saber onde investir e qual canal garante o melhor resultado. Entretanto, uma tendência entre as empresas é o aumento do investimento em marketing digital.
De acordo com pesquisa realizada pelo IPG Media Branding Magna, o esperado é que o investimento no setor supere o de televisão em 2017, apesar da projeção de queda de 2,1% no investimento geral.
O que podemos supor é que os gestores estão buscando mídias mais eficientes e baratas. Veja alguns exemplos:
- Mobile Marketing: mais da metade dos acessos à internet é feito por meio do celular (de acordo com pesquisa realizada pela Agência Brasil). O seu site está preparado para isso?
- Inbound Marketing: é com o Inbound Marketing que as empresas têm atraído visitantes voluntários para as suas páginas na web. Unindo técnicas de SEO com marketing de conteúdo, os gestores têm otimizado o orçamento de marketing.
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